Aberta a 3ª Semana Nacional da Conciliação

Em solenidade realizada na manhã de ontem, 1º de dezembro, na Praça do Cidadão do Fórum Barão do Rio Branco, a Direção do Tribunal de Justiça do Acre, representada pelos desembargadores Pedro Ranzi (Vice-Presidente) e Eva Evangelista (Corregedora Geral da Justiça), declarou aberta a 3ª Semana Nacional da Conciliação.

A atividade se estende até a próxima sexta-feira, 05, em todo o país. No Acre, estão agendadas mais de 1,7 audiências e a expectativa é de superar os números do ano passado. Participaram da abertura a Procuradora do Estado Marize Ana Singui, representando o Governador do Estado do Acre; o Desembargador aposentado Ciro Facundo, que atuará como conciliador convidado da Semana; o Presidente da Associação dos Magistrados do Acre, Juiz Laudivon Nogueira; o Diretor do Foro da Comarca de Rio Branco, Luis Camolez; o Major Eudêmio, representando o Corpo de Bombeiros do Acre, parceiro do Tribunal de Justiça no cumprimento de mandados judiciais; além de diversos magistrados e servidores do Judiciário.

Segundo a Desembargadora Eva Evangelista, “o grande objetivo da conciliação é alcançar a paz social, por meio da prática da mediação e do estabelecimento de acordo entre as partes. Não se trata de resolver a causa em si, mas de restaurar relacionamentos”, declarou.  A Coordenadora da atividade ainda explicou que a conciliação é uma escolha pessoal das partes e que, independente das audiências agendadas, as pessoas interessadas em promover a conciliação podem procurar os fóruns e juizados que estão participando da Semana.

Para o Diretor do Foro e Sub-coordenador do Movimento pela Conciliação no Acre, juiz Luis Camolez, “as pessoas que se envolvem com a conciliação percebem o quão prazeroso e o quão benéfico é esta participação. O Movimento pela Conciliação já é uma realidade e ele é irredutível”.

A Campanha desta 3ª edição da Semana da Conciliação tem como slogan “Conciliar é querer bem”. De acordo com Luis Camolez, “não se trata de destruir a flor bem-me-quer, mas cada pétala que nós retiramos dela é um processo que complementa outro jardim”, justificou.

De acordo com o Presidente da Associação dos Magistrados, Laudivon Nogueira, "O Movimento foi feliz com a frase deste ano: 'Conciliar é querer bem a você', porque a preocupação que nós devemos ter é com o outro, esse é o nosso grande desafio para com a justiça", declarou o magistrado.

 

Leia mais:

Abertura da 3ª Semana Nacional da Conciliação acontece hoje, 01.12.2008.

Spots publicitários sobre conciliação estão à disposição das emissoras de rádio, 28.11.2008  

 

  

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.