2ª Vara Cível de Rio Branco promoverá ciclo de conciliação

A 2ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco, que tem como Titular a Juíza de Direito Maria Cezarinete de Souza Augusto Angelim, promoverá, durante o período de 23 a 26 de junho, um ciclo dedicado à atividade de conciliação.

 

A atividade acontecerá no Espaço Cultural do Fórum Barão do Rio Branco, onde serão realizadas 100 audiências de conciliação, envolvendo aproximadamente 250 jurisdicionados. Além das equipes de servidores, conciliadores e oficiais de Justiça, a atividade conta com a parceria do Ministério Público Estadual, Defensoria Pública do Estado e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Acre.

 

“Neste ano em que o nosso Tribunal comemora 45 anos de instalação, é propício que cultivemos a prática da conciliação como meio de pacificação dos conflitos, porque isso proporciona a redução do número de processos em trâmite nas varas e representa agilidade para a Justiça”, disse a magistrada coordenadora do evento.

 

A conciliação, explicou: "é um acordo de vontades, que resulta de concessões mútuas em que um terceiro, imparcial, auxilia no acordo". Por isso, a atividade pretende trabalhar a cultura da conciliação e mobilizar os demais magistrados e varas a também realizarem edições do projeto ao longo do ano.

 

A Juíza Maria Cezarinete disse que neste ciclo de conciliação será realizada também uma experiência inédita: o emprego das técnicas de cromoterapia, aromoterapia e musicaterapia, inclusive com a utilização do Feng Shui na decoração do ambiente. Também será realizada uma pesquisa de satisfação do usuário sobre os serviços e o atendimento prestado durante a semana.

 

“Com o emprego desse conjunto de técnicas, demonstramos nossa atenção e preocupação em bem receber o nosso cliente, estimulando-o ao acordo”, explicou a magistrada.

 

 

Organização

 

No dia 6 de junho, a juíza Maria Cezarinete reuniu no Espaço Cultural do Fórum grande número de advogados, defensores e promotores para discutir a organização e a estratégia de mobilização para o evento.

Segundo o Promotor de Justiça Admilson Oliveira e Silva, “a conciliação significa uma oportunidade para que as partes possam resolver seus próprios conflitos, sem que o Judiciário precise intervir de forma mais contundente”. Ele elogiou a iniciativa da Juíza Cezarinete de realizar o ciclo de conciliação, evento sempre estimulado pela magistrada e apoiado pela Direção do Tribunal de Justiça.

Durante a Semana Nacional da Conciliação, promovida em dezembro de 2007 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a magistrada realizou mais de 400 audiências buscando a solução dos processos que tramitavam na 2ª Vara Cível, obtendo cerca de 80% de acordos.

Serviço

Ciclo de Conciliação da 2ª. Vara Cível de Rio Branco
Período: 23 a 26 de Junho
Local: Espaço Cultural do Fórum Barão do Rio Branco
Contato: (68) 3211-5357 (Assessoria de Comunicação do TJAC) e (68) 3211-5471 (Secretaria da 2ª. Vara Cível)

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.