Diálogo, escuta ativa e foco no jurisdicionado marcam a agenda do desembargador Laudivon Nogueira, que percorre fóruns do interior ao lado da equipe administrativa do Poder Judiciário acreano
Em uma iniciativa que reforça a valorização da escuta ativa e do diálogo institucional, o presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargador Laudivon Nogueira, está realizando uma série de visitas administrativas às comarcas do interior do Estado. Acompanhado por diretores de áreas da administração e pela presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), juíza Olívia Ribeiro, o presidente tem como principal objetivo ouvir servidoras, servidores, magistradas e magistrados, traçar novos fluxos de trabalho e alinhar ações de melhorias estruturais e de gestão.
Nos primeiros dias da agenda, na segunda-feira, 12, e nesta terça-feira, 13, foram visitadas as comarcas de Senador Guiomard, Plácido de Castro, Acrelândia, Porto Acre e Bujari. A comitiva foi recepcionada pelas juízas e juízes Ana Paula Saboya, Mateus Santini, Rayane Gobbi, Bruna Perazzo e Manoel Pedroga, respectivamente.
Durante os encontros, o presidente do TJAC apresentou os objetivos da agenda, contextualizou as mudanças em andamento e anunciou as principais novidades da gestão. Em seguida, os diretores das áreas administrativas participaram de diálogo direto com as servidoras e os servidores de cada unidade, ouvindo demandas, sugestões e percepções locais.





Foram debatidos temas como fluxo de tramitação dos processos judiciais, infraestrutura, reformulações na estrutura organizacional, segurança, e a implementação de novas tecnologias.
“O jurisdicionado precisa estar sempre em primeiro lugar. Não podemos atuar com projetos que não priorizem o cidadão. Nosso foco é otimizar o uso dos recursos, garantir que nada esteja quebrado, faltando ou fora do lugar, inclusive o servidor, que precisa estar bem, com saúde física e mental. Essa precisa ser uma relação ganha-ganha-ganha: para o Tribunal, para os magistrados e servidores, e para a sociedade”, destacou o presidente Laudivon Nogueira.
Entre as principais novidades apresentadas pela administração estão:
- Implantação do sistema eproc, que promete mais agilidade e segurança na tramitação processual;
- Reestruturação das varas, com a criação de novas unidades de apoio, como a Secretaria de Apoio à Jurisdição e a Secretaria de Apoio Multidisciplinar (com psicólogos e assistentes sociais);
- Assessoria Virtual, transformada em assessoria de apoio direto à jurisdição;
- A utilização da inteligência artificial ADA, que está sendo desenvolvida pela Ditec do TJAC, e já está em testes por magistrados;
- Políticas de Gestão de Pessoas, incluindo concurso de remoção de servidores, gestão de competências e programas voltados à saúde mental;
- Política de Atendimento ao Público, alinhada aos princípios do Modelo de Excelência da Gestão (MEG).






Em Senador Guiomard, a juíza Ana Paula Saboya ressaltou a importância do projeto de implantação do sistema eproc, que vai substituir o sistema atual de processos judiciais eletrônicos. Segundo ela, será uma grande transformação na vida dos servidores e no trabalho realizado aos jurisdicionados.
Já em Plácido de Castro, o juiz Mateus Santini reforçou o valor da iniciativa, frisando que se tem algo que não está funcionando bem, ou que pode ser melhorado, é uma oportunidade de avanço, e o diálogo fortalece o Poder Judiciário e a imagem institucional.
A magistrada Rayane Gobbi também parabenizou o presidente pela visita, bem como a equipe administrativa, pela oportunidade de diálogo com os servidores do município.
Na comarca de Porto Acre, a juíza de Direito Bruna Perazzo agradeceu a presença da comitiva e destacou a importância do diálogo institucional. Segundo ela, ouvir e atender o jurisdicionado sempre foi uma prioridade, e a visita do presidente do TJAC, acompanhada dos diretores, demonstra esse mesmo compromisso da administração, ao se dispor a ouvir os magistrados e os servidores com vistas ao aprimoramento das condições de trabalho.
Em Bujari, o juiz Manoel Pedroga destacou o potencial da inteligência artificial no aprimoramento do trabalho desenvolvido pelo Judiciário acreano. Para ele, a implantação de ferramentas como a ADA representa um avanço significativo, ao otimizar a rotina de magistrados e servidores com mais segurança e precisão na análise dos processos.
O desembargador Laudivon também reforçou que a participação direta dos diretores administrativos nas visitas é estratégica: “A ideia é aproximar. Trazer cada membro da administração é ligar pessoas às funções. Precisamos fazer uma imersão em cada comarca, alinhar o que estamos pensando e trabalhando para a gestão”.
Participam da comitiva os gestores que representam as unidades que integram a estrutura organizacional administrativa do TJAC: Diretoria Geral (Junior Martins), Diretoria de Gestão de Pessoas (Nassara Pires), Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Elson Correia), Diretoria de Informação Institucional (Andréa Zílio), Diretoria de Logística (Larissa Montilha), Diretoria de Finanças (Jacikley Ribeiro), Diretoria de Gestão Estratégica (Hélio Carvalho), Diretorias Regionais do Vale do Juruá e do Vale do Alto Acre (Patrícia Lopes, representando a diretora, e Rogério Nascimento), além da Gerência de Negócios do eproc (Ana Lúcia Felisberto), Secretaria de Relações Públicas e Cerimonial (Larissa Lopes) e da Gerência de Qualidade de Vida (Dala Nogueira), Gerência de Instalações (Natacha Almeida).
As visitas seguem nos próximos dias, com agenda prevista em outras comarcas, reafirmando o compromisso da atual gestão com a escuta ativa, a modernização do Judiciário e o bem-estar dos servidores, para que o Judiciário acreano avance cada vez mais na prestação do serviço de forma ainda mais célere e acolhedora.




