O evento reúne os presidentes, corregedores e representantes dos tribunais brasileiros e antecede a principal convenção da Justiça para a avaliação da Estratégia Nacional do Judiciário
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Nonato Maia, e a juíza auxiliar da Presidência, Zenice Mota, participaram da 1ª Reunião Preparatória para o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário, na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília.
O evento, que reúne os presidentes, corregedores e representantes dos tribunais brasileiros, antecede a principal convenção da Justiça para a avaliação da Estratégia Nacional do Judiciário – agendada para os dias 1º e 2 de dezembro em Florianópolis (SC). Conselheiros do CNJ também estiveram presentes e compartilharam expectativas sobre os debates das metas.

Na solenidade de abertura, o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso destacou a importância da integridade do Judiciário e reconheceu casos isolados de conduta inadequada de magistrados, mas ressaltou a solidez da Justiça brasileira. “Juízes que recebem vantagens indevidas comprometem a legitimidade do nosso trabalho. Lamento esses episódios, mas exalto a qualidade dos serviços que prestamos”, afirmou. Ele reforçou o papel central do Judiciário na vida nacional, lembrando que “decidimos muitas das questões mais importantes do país”, e ressaltou a necessidade de equilíbrio entre rigor técnico e impacto social: “Precisamos ter obsessão por fazer a coisa certa, com moderação, sempre pensando nas pessoas afetadas”.
Ao final da sessão, representantes de tribunais de todo o país tiveram espaço para formular perguntas e manifestações, abordando temas como implantação de sistemas digitais e desafios regionais na condução das metas. A interação reforçou o caráter colaborativo da reunião.
A desembargadora Waldirene Cordeiro participou do evento pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AC), onde exerce o cargo de vice-presidente e corregedora.
