TJAC adere à campanha nacional sobre conscientização da auditoria interna

A conscientização reforça a relevância dessa função no impulsionamento de uma cultura de gestão de riscos, integridade, ética e transparência

O presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargador Laudivon Nogueira, recebeu a equipe da Auditoria Interna do TJAC nesta terça-feira, 6. Maio é o mês internacional da conscientização da Auditoria Interna, em razão disso o encontro serviu para tratar sobre as ações de fortalecimento das atividades da unidade e adesão à campanha nacional.

O auditor-chefe do TJAC, membro do Comitê de Governança e Coordenação do Sistema de Auditoria do Poder Judiciário (SIAUD-Jud/CNJ), Rodrigo Roesler, acompanhado dos analistas judiciário Raul Fernandes,  Kaion Zaire e Jullyana Barbosa entregaram para o desembargador-presidente o “boton” que representa a iniciativa e o propósito da valorização da profissão de auditor interno.

A relevância da auditoria interna está materializada diariamente na rotina da instituição, por meio da identificação de riscos, avaliação de controle interno e recomendação de melhorias nos processos organizacionais, que promovem a integridade, governança, transparência e eficiência.

Nesse sentido, o auditor-chefe afirmou que estão sendo realizados estudos sobre macroprocessos para a implantação do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IACM), assim como do programa de gestão e melhoria da qualidade, em consonância com as normas globais de auditoria interna para o setor público delineados pelo CNJ e Instituto dos Auditores Internos (IIA e IIA Brasil). Por conseguinte, o objetivo é traçar um plano de evolução da auditoria interna para alcançar melhores práticas, a partir de um novo olhar sobre a infraestrutura, integração, capacitação e gerenciamento.

Texto: Miriane Teles/ Fotos: Gleilson Miranda | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.