TJAC estabelece tratativas para adoção de boas práticas que permitirão reconhecimento facial de cumpridores de penas

Ferramenta desenvolvida pelo TJDFT permite que aqueles submetidos a penas em regime aberto possam se apresentar à autoridade judicial por um celular ou totem; adoção de boas práticas é incentivada pelo CNJ

Representantes do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) participaram, nessa semana, de reunião de compartilhamento de boas práticas com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) sobre o sistema de identificação biométrica para cumpridores de alternativas penais em regime aberto.

Participaram do encontro, a juíza de Direito auxiliar da Presidência do TJAC e titular da Vara de Penas e Medidas Alternativas (VEPMA) Andréa Brito, o titular da Diretoria de Tecnologia da Informação (DITEC) Afonso Evangelista, além de integrantes da equipe técnica da VEPMA.

Por parte do TJDFT, estiveram presentes o juiz de Direito Fernando Messere, titular da Vara de Execuções das Penas em Regime Aberto (VEPERA) do Distrito Federal, além de servidores daquela Corte de Justiça.

Durante a conferência, foi apresentado aos representantes do TJAC o Sistema de Apresentação Remota e Reconhecimento Facial (SAREF), desenvolvido e implantado no âmbito do TJDFT, desde 2021, que permite cumpridores de penas no regime aberto possam se apresentar às autoridades a partir de uma estação física (totem) ou de um telefone celular, após a realização de cadastro.

A ferramenta utiliza Inteligência Artificial (IA) para realizar o reconhecimento do rosto do cumpridor da sanção restritiva e também indicar sua geolocalização. O autoatendimento do cumpridor é possível a partir da apresentação das instruções em menu de fácil utilização no celular ou via totem. Uma vez realizado o ato de apresentação, o software envia um e-mail automaticamente para a pessoa em cumprimento de pena, o qual servirá como comprovante.

Como deliberação do encontro, o TJAC apresentou ao TJDFT proposta de Termo de Cooperação para utilização do SAREF também no âmbito do Poder Judiciário Acreano, em adoção à boa prática, considerando as funcionalidades e contribuições do sistema, que se apresenta atualmente como a melhor alternativa para facilitar a comprovação do cumprimento das penas de forma remota, por meio de reconhecimento facial e com identificação da localização do cumpridor.

O Sistema de Apresentação Remota e Reconhecimento Facial foi desenvolvido pela Assessoria de Ciência de Dados do TJDFT (ACID) e está em operação na VEPERA do Distrito Federal desde junho de 2021. Até o momento, mais de 12 mil cumpridores de responsabilização no sistema criminal já foram cadastrados no sistema. Desde então, mais de 13 mil apresentações já foram homologadas com sucesso.

Marcio Bleiner Roma Felix | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.