Câmaras de Conciliação e Arbitragem em fase de desenvolvimento no Acre

 Representantes do Tribunal de Justiça do Acre, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/AC), Associação Comercial, Industrial e de Serviços Agrícolas (ACISA), Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional Acre (OAB/AC), Federação das Indústrias do Estado Acre (FIEAC), e representantes de conselhos profissionais estiveram reunidos no dia 10, na sala de reuniões da ACISA, para discutir o projeto “Câmaras de Conciliação e Arbitragem – mediação de conflitos via métodos extrajudiciais”.

As CCA’s são fruto do Convênio de Cooperação Técnica e Financeira firmado em abril deste ano entre o TJAC e o SEBRAE, contando com o apoio técnico da ACISA e da OAB-AC. O objetivo do Projeto é facilitar o acesso da população à Justiça de forma mais ágil e especializada em questões comerciais e contratuais. Por meio das CCA’s será possível a solução de litígios em questões referentes a qualquer direito patrimonial disponível, sobre o qual a lei permita transações realizadas por micro e pequenas empresas sem limite de alçada, pela via da conciliação e arbitragem.

Para conhecer melhor a filosofia da conciliação como método de pacificação social, a Corregedora Geral da Justiça do TJAC e Coordenadora do Projeto das CCA’s no Acre, Desembargadora Eva Evangelista, apresentou aos participantes da reunião o vídeo institucional do Programa Justiça Comunitária Itinerante. Ao comentar o vídeo, a Desembargadora expôs sua intenção com o novo Projeto. “Vamos fazer com que as Câmaras no Acre revitalizem a prática da conciliação e da arbitragem e sejam reconhecidas pela sociedade como prestadoras de um serviço de excelência”, afirmou a magistrada.

 Ao divulgar o Projeto das CCA’s entre as diversas áreas profissionais da sociedade civil, contando com a participação de representantes do Conselho Regional de Medicina, Conselho Regional de Psicologia, Conselho Regional de Contabilidade, Federação da Agricultura do Estado, empresários e comerciários em geral, o intuito da reunião foi agregar a colaboração de todos no desenvolvimento do Projeto. O Vice-Presidente da ACISA, Jurilande Aragão aproveitou a oportunidade e pediu que cada uma das entidades presentes indicasse os representantes que participarão do curso de formação de conciliadores e árbitros para atuar nas três Câmaras a serem instaladas em cidades estratégicas do Estado: Rio Branco, Brasiléia e Cruzeiro do Sul.

Os entes envolvidos terão até o dia 18 para sugerir os nomes dos futuros conciliadores. A intenção é formar uma turma com 40 interessados, com a possibilidade de criar outras, caso haja demanda. “Esta oportunidade é destinada a pessoas habilitadas em diversas áreas, com a finalidade de estabelecer uma capacitação integrada. Quando houver uma contenda que envolva uma área específica, eles poderão colaborar e ter um ganho com isso”, afirmou Jurilande Aragão.

Em suas considerações sobre o Projeto, a Presidente do TJAC, Desembargadora Izaura Maia, ressaltou a importância das CCA’s. “A intenção de projetos desta natureza é reduzir o número de conflitos que chegam ao Judiciário e fazer com que eles sejam solucionados por meio de acordos entre as partes, sem prejuízo e com a mesma qualidade”, concluiu.

De grande importância no contexto atual, a mediação, conciliação e arbitragem representam uma nova cultura que vem sendo implementada no Brasil, voltada para a solução de controvérsias. “São métodos extrajudiciais que apresentam soluções rápidas e de muita eficácia e que vem, gradativamente, aumentando sua aceitação, à medida que os vários segmentos da sociedade passam a tomar conhecimento dessas técnicas e seus benefícios”, disse Macleine Paula de Melo, psicóloga, representante do Conselho Regional de Psicologia na reunião, ao relatar sua experiência profissional como agente conciliador do Programa Justiça Comunitária Itinerante.

Veja aqui a Galeria de Fotos.

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.