Justiça oferece palestra sobre IA para servidores do governo

Equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) apresentou a experiência do Judiciário acreano com a inteligência artificial 

O secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Elson Oliveira, e o servidor Luiz Brasil ministraram a palestra “Inteligência artificial aplicada à gestão pública”, no evento “ExperiêncIA Cisco: conectando o Acre rumo à era da inteligência artificial”.

A atividade foi realizada na última quinta-feira, 14, na Federação do Comércio do Estado do Acre (Fecomércio), em Rio Branco. Nela estavam presentes autoridades, especialistas, servidoras e servidores do governo. O objetivo era debater o uso das Inteligências Artificiais (IA) no serviço público.

Na apresentação, os profissionais do TJAC expuseram a experiência do Judiciário acreano com IA. Eles destacaram os desafios ao adotar essas novas ferramentas, principalmente com a segurança e privacidade dos dados judiciais. Outro ponto debatido foi a necessidade de atender às determinações da Resolução n.º 615, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que regulamenta o uso de inteligência artificial nos tribunais.

Também falaram sobre os resultados esperados com o uso da IA. Segundo o Elson Oliveira, deve haver redução de tempo em tarefas repetitivas, melhoria na qualidade dos serviços judiciais, além de maior acessibilidade às informações do Poder Judiciário.

Por fim, exibiram algumas das novas iniciativas do TJAC, como a ferramenta Assistente Digital Ampliado (ADA) – desenvolvida integralmente pela equipe acreana do Judiciário -, a Busca Eletrônica em Registros usando Linguagem Natural (Berna), a JurisprudênciaGPT e POC IA. Todas essas ferramentas visam proporcionar maior agilidade nos serviços da Justiça, mantendo a integridade e a confidencialidade das informações processuais.

Texto: William Azevedo/ Fotos: Maria Lídia Souza (SEAD) | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.