Formação foi realizada com servidoras e servidores de todas as comarcas para apresentar as funcionalidades e inovações do eproc
Avançando mais um passo na implantação do eproc, o novo sistema de tramitação de processos judiciais, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) realizou nesta quarta-feira, 2, webinário com oficialas e oficiais de Justiça e com equipes das Centrais de Mandados do estado, para apresentar as funcionalidades e manuseio da ferramenta.
Na próxima segunda-feira, 7, o sistema será empregado na primeira unidade jurisdicional do Acre: na Vara de Registro Públicos, Órfãos e Sucessões e de Cartas Precatórios Cíveis de Rio Branco e no 2º grau de Jurisdição. A partir de então, os novos processos da unidade ingressam pelo eproc.
A previsão é concluir a implantação do novo sistema de processos judiciais em todas as comarcas até fevereiro de 2026, seguindo o passo a passo estabelecido no cronograma. A transição para o eproc gerará mudanças que impactarão as rotinas de trabalho, contudo, o novo sistema apresenta vantagens, como: a otimização no gerenciamento de intimações, aumento da transparência e segurança, redução nos custos e impactos ambientais, automatização e a troca e compartilhamento de experiências entre os tribunais que utilizam a ferramenta. Tudo isso contribui para aumentar a eficiência na promoção da justiça e rapidez no atendimento as demandas a população.
Na abertura do webinário, o desembargador-presidente do TJAC, Laudivon Nogueira, discorreu sobre as vantagens do sistema tanto para servidores, quanto para pessoas atendidas pela Justiça. O presidente fez um convite a cooperação nesse processo.
“Esse é um importante processo que vamos começar. É importante participar desse webinário para compreensão de todo o processo de implantação do eproc. Sabemos que a transição de sistemas é desafiante. Mexe com as pessoas, tira da zona de conforto. O eproc vai automatizar rotinas, permitir o uso de Inteligências Artificiais embarcadas. Que possamos ser aquilo que na nossa missão e visão definem, um tribunal de excelência na prestação jurisdicional. Que possamos engajar, abraçar, estamos em um novo marco de transformação”, disse Nogueira.
A capacitação foi organizada pela Coordenadoria de Análise e Automação de Processos Judiciais e pelo Grupo Estratégico para implantação do eproc. A apresentação das informações foi realizada pelo servidor Jan Pimentel.
Tire sua dúvida
Na terça-feira, 1, o TJAC lançou a reformulação do Portal do eproc, com melhorias para auxiliar na transição, com manuais, notícias, informes e a assistente virtual “Linda”, um programa de computador que conversa com usuários pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, tirando dúvidas e orientando.
Mas, também está disponível o email, integração.eproc@tjac.br, como canal de atendimento.