TJAC desenvolve Plataforma Integrada de Inteligência e Análise de Dados

Ferramenta deverá aumentar níveis de transparência e análise de informações do Poder Judiciário do Acre (PJAC). Serão implantados pelo menos 20 novos painéis de BI, o que permitirá uma redução de até 80% no tempo de geração de relatórios gerenciais, entre outros benefícios

A atual gestão do Tribunal de Justiça do Acre trabalha atualmente no desenvolvimento da Plataforma Integrada de Inteligência e Análise de Dados do Poder Judiciário, uma solução inovadora que promete ampliar a capacidade institucional do TJAC, por meio do levantamento e análise de informações e índices estratégicos.

A implementação da nova ferramenta tem como objetivo facilitar a gestão do TJAC, ao promover mais transparência e uma análise criteriosa dos dados institucionais, no contexto de modernização da administração judiciária. O produto final será apresentado em painéis de BI (Inteligência de Negócios, do inglês Business Intelligence) que permitirão monitorar e fornecer uma ampla gama de informações para melhoria das atividades administrativas e jurisdicionais do Tribunal de Justiça do Acre.

Fruto de uma construção conjunta entre a Corregedoria-Geral da Justiça, a Diretoria Geral do TJAC, a Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec), a Diretoria de Gestão Estratégica (Diges) e a Assessoria de Estatística e Gestão de Dados (ASEGD), em parceria com empresa contratada para realizar a implantação do data warehouse (armazém de dados) do sistema, que armazena, organiza e processa grandes volumes de dados, permitindo análises avançadas para tomada de decisões estratégicas e acesso a informações antigas e atuais para análises comparativas, auxiliando empresas, entidades e instituições a identificar padrões e tendências.

O sistema permitirá a consolidação de dados, ampliando a cultura da análise de informações estratégicas, melhorando os resultados e performances das equipes utilizando dashboards (painéis automáticos de visualização) analíticos e preditivos, facilitando a tomada de decisões administrativas. 

“Acreditamos que em 30 dias esses painéis estejam prontos. Primeiramente, os painéis estarão disponíveis para a Corregedoria, a Presidência, a Vice-Presidência e as unidades judiciais. E aí, então, nós vamos dar continuidade ao projeto com nossa força de trabalho interna, que já está recebendo a capacitação. A vantagem disso é que nós vamos possibilitar análises preditivas, ou seja, antes que determinada situação aconteça, os nossos analistas de dados vão ter ferramentas para visualizar o cenário e avisar as áreas competentes, para que a gente atue antes que o cenário aconteça. Esse é o grande objetivo desse projeto”, explicou o diretor geral do TJAC, Carlos Martins Júnior.

Uma vez concluído todo o processo de desenvolvimento da ferramenta, espera-se um aumento da eficiência operacional e um incremento na eficiência da gestão do Tribunal de Justiça do Acre. Isso se dará pela redução significativa do tempo de análise de dados. A expectativa considera que, nas unidades administrativas onde sistema semelhante já foi implantado, registrou-se uma redução de até 80% no tempo de geração de relatórios gerenciais. Consequentemente, houve um aumento na velocidade de análise dos dados, o que resultou em um nível de 90% de satisfação dos usuários. Como parte desta ação estratégica, serão implantados, em breve, pelo menos 20 novos painéis. Espera-se que a iniciativa também impacte positivamente o posicionamento do TJAC no ranking do relatório Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Reunião de alinhamento

Nesta quarta-feira, 14, as equipes realizaram uma reunião para alinhamento das últimas questões técnicas referentes à operacionalidade do sistema, antes da entrega do primeiro painel, que será destinado à Presidência do TJAC. Durante o encontro, que contou com a participação das juízas de Direito auxiliares Louise Santana, Thaís Khalil e Zenice Mota, foram discutidos os ajustes necessários para o efetivo funcionamento do sistema, por meio da aplicação do chamado Modelo de Excelência na Gestão (MEG).

Márcio Bleiner / Fotos: Gleilson Miranda | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.