Meta do Núcleo de Sustentabilidade, no entanto, é plantar 15 mil mudas em todas as Comarcas do Estado até 2030. Ação faz parte de plano de compensação ambiental do TJAC “Plantando o Futuro”
O Tribunal de Justiça do Acre, por meio de seu Núcleo de Sustentabilidade, dará início ao plantio de três mil árvores, no próximo dia 10 de junho, como parte das atividades da Semana do Meio Ambiente 2025. A ação, denominada “Plantando o Futuro”, será realizada tanto na Comarca de Rio Branco, quanto nas circunscrições judiciárias do interior do estado, iniciando pela sede do TJAC.
O projeto do Núcleo de Sustentabilidade do TJAC, que tem à frente a desembargadora Waldirene Cordeiro, prevê, no entanto, o plantio de 15 mil mudas até 2030 nos 22 municípios acreanos, atendendo, assim, ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15 da Agenda 2030, compromisso global adotado por 193 países, incluindo o Brasil, para promoção do desenvolvimento sustentável nas áreas econômica, social e ambiental que buscam a erradicação da pobreza, a redução das desigualdades e a proteção e recuperação do meio ambiente.
A ação também tem como objetivo incentivar a participação de servidores e parceiros na plantação e manutenção das árvores, a criação de ambientes de educação ambiental, além de contribuir com a redução das emissões de carbono, atendendo aos Planos de Logística Sustentável do CNJ e do Poder Judiciário do Acre, ao Planejamento Estratégico do Poder Judiciário durante o sexênio 2021-2026, bem como ao Plano de Descarbonização 2025 do TJAC.



O projeto “Plantando o Futuro” busca, ainda, sensibilizar magistrados (as), servidores (as) e comunidades sobre a importância da conservação dos recursos naturais e da biodiversidade; promover a participação ativa do corpo funcional do Poder Judiciário do Estado do Acre no plantio das árvores, por meio de campanhas de conscientização ambiental e capacitações sobre a importância da recuperação florestal; mobilizar e engajar comunidades locais nas 22 Comarcas do Estado para contribuir com a cessão de áreas, plantio individual e monitoramento contínuo das árvores, promovendo a educação ambiental e o senso de pertencimento; além de recuperar áreas degradadas, garantindo uma contribuição real para a regeneração ambiental e a melhoria da qualidade do solo e da biodiversidade.
Para saber mais sobre as ações do Núcleo de Sustentabilidade do Tribunal de Justiça do Acre, clique aqui. No sítio eletrônico, estão disponíveis, entre outras, informações relacionadas ao Plano de Logística Sustentável do TJAC, ao Programa Justiça Carbono Zero, relatórios, atos normativos, notícias, dicas e boas práticas de sustentabilidade.