A capacitação, promovida pela Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud), proporcionou uma verdadeira imersão aos participantes no funcionamento e nas funcionalidades do sistema eletrônico de processos judiciais.
Após quatro dias intensos de aprendizado e trocas de experiências, magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) concluíram, na última sexta-feira, 23, o curso de Formação de Formadores do sistema eproc. A capacitação, promovida pela Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud), proporcionou uma verdadeira imersão aos participantes no funcionamento e nas funcionalidades do sistema eletrônico de processos judiciais.
Realizado entre os dias 20 e 23 de maio de 2025, o curso teve carga horária total de 28 horas-aula, com encontros presenciais nos turnos da manhã e da tarde, das 8h às 12h e das 13h às 16h. A formação foi destinada, prioritariamente, àqueles que irão compor o banco de formadores do sistema eproc no âmbito do Judiciário estadual. Ao todo, foram disponibilizadas 50 vagas para a capacitação.



Durante o curso, ministrado pelas servidoras do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Andreia Adriano, chefe da Divisão de Suporte à Jurisdição de Segundo Grau, e Sirley Elisabeth Corrêa, chefe da Divisão de Apoio Judiciário, as participantes tiveram conhecimentos técnicos e pedagógicos sobre o sistema com o objetivo de multiplicar esse conhecimento em futuras formações internas.
Um deles foi o servidor Felipe Dasmasklin, da Vara de Execução Fiscal. Ele disse que o treinamento foi uma oportunidade magnífica. “Fomos capacitados para sermos multiplicadores. É uma grande honra e privilégio ter participado”.
Ao encerrar oficialmente a formação, o presidente do TJAC, desembargador Laudivon Nogueira citou alguns projetos em desenvolvimento no Poder Judiciário e destacou que o eproc é o eixo deles, pois todos caminham juntos. Ele também falou das etapas para a implantação do eproc.




“Está sendo feito de forma com muita responsabilidade, pensando em todos os aspectos. Nós fazemos a análise SWOT, analisamos os riscos, analisamos quando é que cada ação deve ser realizada para que no final as pessoas ganhem. Ganham magistrados e servidores, ganha a instituição e ganha a população. Com a conclusão do curso, o TJAC avança. Tenho certeza que a visão de vocês hoje, após concluírem o curso, é outra. Essa formação marca mais um passo importante na consolidação da transformação digital do nosso Judiciário acreano”, finalizou.
As formadoras Andreia Adriano e Sirley Elisabeth agradeceram tanto aos participantes quanto à Administração do TJAC e destacaram a importância da plataforma para o trabalho do Judiciário. “Foi uma grande satisfação compartilhar conhecimento com esse grupo tão comprometido. O eproc é um sistema que oferece agilidade, transparência e mais segurança para a tramitação dos processos. Estamos certos de que todos sairão daqui preparados para multiplicar esse saber com excelência”, afirmaram.

