Programa RadioAtivo promove aula inaugural de etapa prática de curso de mecânica automobilística

Ações contam com a parceria da Federação das Indústrias do Acre, por meio do chamado Sistema S, com o objetivo de capacitar adolescentes em abrigos e em cumprimento de medidas de internação socioeducativa a alcançarem um posto no mercado de trabalho. Atualmente 46 apenados são beneficiados pelo programa

O presidente e a vice-presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadores Laudivon Nogueira e Regina Ferrari, participaram, nesta terça-feira, 15, da aula magna da etapa prática do curso de mecânica automobilística do Programa RadioAtivo, executado e promovido em parceria com a Federação das Indústrias do Acre (FIEAC). 

Além do presidente e da vice-presidente do TJAC, que também é titular da Coordenadoria da Infância e Juventude, participaram, ainda, da aula inaugural, o procurador de Justiça, Francisco Maia; o diretor regional do SENAI, João César Dotto; a juíza de Direito Rogéria Epaminondas, titular da Vara de Apoio à Jurisdição (VAJUR), além de Reginaldo Pontes, presidente do Sincepav e representante da FIEAC na agenda.

O desembargador-presidente do TJAC Laudivon Nogueira agradeceu às instituições parceiras e assinalou que a ideia central do programa é promover o cuidado com a infância e juventude e o pleno desenvolvimento da cidadania dos participantes, inclusive com suas inserções no mercado de trabalho.

“Conhecimento é poder, quem tem conhecimento de transformar a sua vida e de seus familiares. Então, agarrem essa oportunidade. Temos aqui uma união de esforços – e quero parabenizar o Ministério Público, a FIEAC, o SENAI, todos os envolvidos nesse projeto fantástico. É uma alegria poder estar aqui com você e sentir que realmente uma semente maravilhosa está sendo plantada. E tudo que vocês fazem hoje vocês vão colher no futuro. E serão gratos pela escolha que fizeram hoje. Eu acredito que estamos no caminho certo”, destacou.

“Eu gostaria de dizer que a profissionalização que nós oferecemos a vocês é uma grande ponte. Uma ponte que conecta o presente de vocês com o futuro que vocês desejam construir. E a gente não quer que vocês atravessem essa ponte sozinhos. Nós estamos aqui para dizer que nós estamos juntos com vocês. E não deixem de vir às aulas, não desistam. Nós queremos ver vocês somente trabalhadores em mecânicas automotivas, nós queremos ver vocês líderes. Aproveitem essa oportunidade. ”, salientou a vice-presidente do TJAC e titular da CIJ.

“A ideia central é essa: dar uma oportunidade, uma formação profissional para vocês. Então, nós identificamos que a aprendizagem seria um bom caminho, porque há a oportunidade de ter um contrato com as empresas. Acredito que o sucesso do programa foi além da participação dos empresários, foi a dedicação dos alunos e a disponibilização das bolsas. Acho que nós avançamos e depois avançamos mais quando os parlamentares passaram a considerar interessante aportar verbas provenientes de emendas estaduais para auxiliar no pagamento das bolsas. E o mais importante: não desistam, não desistam porque tem muita coisa por trás sustentando essa ação, tem muita dedicação, passamos por muita coisa pra chegar a esse momento”, complementou o diretor regional do SENAI.

Kalide Kaxinawá, 20 anos, é um dos 46 alunos beneficiados pelo Programa RadioAtivo. Ele, que preferiu não ser fotografado, conta que deixou sua cidade natal, Santa Rosa do Purus, em busca de qualificação e melhores oportunidades de trabalho e encontrou seus dons por meio da ação do TJAC em parceria com a FIEAC. O adolescente também revela o sonho de frequentar uma Instituição de Ensino Superior (IES) e um dia se formar em Engenharia Elétrica.

O adolescente Pedro Silva, 21 anos, é outro beneficiado pelas ações do Programa RadioAtivo. Ele, no entanto, escolheu fazer o curso de manutenção eletrotécnica, seguindo a tradição da família, já que tanto o pai quanto o avô são eletricistas, o que, segundo ele, foi decisivo para a escolha da carreira. “É uma coisa que eu gosto bastante porque vem da minha linhagem, né? Meu pai era eletricista, o avô dele também trabalhava com isso, aí meio que eu me identifico com isso por causa do meu pai. Ele faleceu há um bom tempo, mas eu quero continuar, eu não quero parar por aqui, quero sair da gripe como um profissional.

Sobre o RadioAtivo

O Programa RadioAtivo, promovido em parceria com a Federação das Indústrias do Acre, tem a intenção de promover qualificação profissional por meio dos cursos de aprendizagem ofertados pelo SENAI e SENAC, buscando a inclusão de jovens usuários do Sistema Socioeducativo do Estado do Acre, vítimas do trabalho infantil e escravo e em situação de vulnerabilidade social, desenvolvendo competências profissionais para prepará-los para uma inserção qualificada no mercado de trabalho, em continuidade das ações estabelecidas no Acordo de Cooperação Técnica n.° 3120/2018.

Para mais informações, como detalhamento e cronograma de ações, lista completa de instituições parceiras, atividades de monitoramento e avaliação do Programa RadioAtivo, clique aqui (link seguro).

Marcio Bleiner Roma / Fotos: Gleilson MIranda | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.