Crianças participam de Júri Simulado em escola de Rodrigues Alves

Atividade faz parte do projeto “Cidadania e Justiça na Escola”, criado pelo Tribunal de Justiça do Acre em 2012 e esta foi a nona vez que a ação atendeu a comunidade escolar da cidade

O Cidadania e Justiça continua para alunas e alunos de escolas infantis do município de Rodrigues Alves. Nesta semana, as crianças da Escola Municipal Pedro de Melo Correia participaram do júri simulado, dando início a 9ª edição do projeto na unidade escolar.

A juíza de Direito substituta, Marilene Goulart, da Comarca de Rodrigues Alves, que participou da atividade, elaborou um caso fictício para que as crianças desenvolvessem o júri. Para a magistrada, é importante ver o empenho das crianças e o entendimento sobre o papel do Judiciário.

Na primeira etapa foram realizadas palestras, explicando sobre o projeto e ouvindo as dúvidas das crianças. Já na segunda etapa, as alunas e alunos realizaram uma visita ao Fórum Waldenor Jardim Alves Ferreira, conhecendo as instalações, as servidoras e servidores, além de poderem fazer questionamentos sobre os procedimentos jurídicos.

Nesta segunda-feira, 23, aconteceu o júri simulado, preparatório para a próxima etapa, que será a confecção de uma redação com o tema “Cidadania e Justiça”, com premiação de um tablet para o melhor texto. O evento será realizado no dia 20 de novembro de 2023, em parceria com a prefeitura de Rodrigues Alves.

O objetivo da ação é complementar o ensino, estabelecendo relações entre o conteúdo curricular das escolas e as atividades do Poder Judiciário no contexto do regime democrático brasileiro. Dentre os seus principais objetivos está a conscientização de crianças sobre a democracia, direitos e deveres, bem como sobre a estrutura e as atribuições do Poder Judiciário.

Claudio Angelim - estagiário sob supervisão *com fotos cedidas | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.