Tribunal de Justiça do Acre adere ao Setembro Amarelo dizendo SIM à vida

Objetivo da Instituição é alertar a população, magistrados, servidores e colaboradores acerca do suicídio, segunda maior causa de mortes na faixa etária de 15 aos 29 anos.

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) aderiu ao Setembro Amarelo, uma campanha voltada à conscientização sobre o suicídio. Ao dizer SIM à vida, o objetivo da Instituição é alertar magistrados, servidores, colaboradores e, sobretudo, a população, acerca da realidade desse tipo de atentado contra a vida no Brasil e no mundo, bem ainda sobre as formas de sua prevenção.

Coordenada pela Diretoria de Informação Institucional (Diins), junto com a Gerência de Comunicação (Gecom), a campanha no âmbito do Judiciário Acreano consiste na divulgação de conteúdos nas páginas e redes sociais oficiais do Tribunal, relacionados ao tema.

O site oficial da Instituição, por exemplo, ganha a cor amarela em seu topo a partir desta quarta-feira (13), durante todo este mês de setembro.

O Edifício-Sede do TJAC também passará a ser iluminado com o mesmo tom, de modo a chamar a atenção para problemática que tem afetado milhares de pessoas todos os anos, em todo o mundo.

A equipe da Corregedoria Geral da Justiça (Coger) fez questão de dar exemplo, e integra a ação. Vestindo amarelo, os servidores do Órgão passam a mensagem de que essa é uma responsabilidade de todos. “Estamos juntos nesse propósito de assumir a nossa parcela de contribuição no enfrentamento dessa situação, que exige um olhar atento e especial, um esforço concentrado e uma atuação firme por parte das instituições e também das famílias”, ressaltou a desembargadora Waldirene Cordeiro, titular da Coger, cuja sensibilidade inspira a equipe de trabalho.

A campanha

A campanha acontece desde 2014 em todo o mundo, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e, principalmente, a ampla divulgação de informações. A proposta está na mesma direção das Campanhas do Outubro Rosa, mês da prevenção do Câncer de Mama, e o Novembro Azul, relacionado à prevenção de doenças masculinas.

Presidente do TJAC, em exercício, o desembargador Francisco Djalma, demonstrou preocupação com o tema. “É algo que direta ou indiretamente envolve a todos nós, já que é um mal silencioso que pode alcançar nossos familiares e amigos. Portanto, estamos sensibilizados e abraçamos esta campanha, já que nossa missão também é promover o bem da sociedade, o cuidado e a cidadania”, assinalou.

Dados da OMS

De acordo cm a Organização Mundial da Saúde (OMS), nos anos de 2014, de 2015 e 2016, o Brasil figurou como o 8º País com a maior taxa de suicídios do planeta.

Ainda conforme a OMS, nove em cada dez casos poderiam ser prevenidos. Mas é necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está a sua volta. É exatamente por isso que assume relevância a ampla divulgação de informações.

Segundo o Centro de Valorização da Vida (CVV), são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. O suicídio também é a segunda maior causa de mortes na faixa etária de 15 aos 29 anos, perdendo apenas para acidentes de trânsito. Ou seja, o suicídio já mata mais jovens no mundo do que o HIV, pois a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida.

O CVV atende de forma voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e voip 24 horas todos os dias. O site oficial pode ser acessado aqui.

A maior preocupação das autoridades competentes é que, para cada suicídio bem-sucedido, há pelo menos 20 tentativas fracassadas. Embora os dados sejam assustadores, dos 194 países da OMS, somente 60 coletam dados sobre o assunto, e apenas 28 possuem estratégias nacionais para a prevenção.

Como começou

O CVV iniciou a campanha Setembro Amarelo no Brasil durante o ano de 2014 em Brasília (DF). Todas as informações sobre a iniciativa estão disponíveis no site oficial do projeto (veja aqui).

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.