Exposição de artista plástico é atração da campanha Novembro Azul do TJAC

30 obras de Bab Franca com a técnica acrílica sobre tela e acrílica sobre madeira que estarão no hall da Presidência do TJAC, a partir da próxima terça-feira (10).

Como parte das atividades voltadas à campanha Novembro Azul, no âmbito do Poder Judiciário Acreano, cujo propósito é conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas, o artista plástico Bab Franca vai expor, a partir das 10h da próxima terça-feira (10) até o dia 25 deste mês, no Hall das Câmaras Cível e Criminal na sede do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), 30 obras confeccionadas com a técnica acrílica sobre tela e acrílica sobre madeira.

Nesta exposição, Bab Franca apresenta trabalhos mais recentes da sua nova fase, quando prevalece na composição de suas obras a flora rica em cores fortes. De acordo com a proposta do expositor “não é apenas uma flora comum ou ecossistêmica, mas sim, além disso, a soma da influência dos ecossistemas à imaginação do artista que tem sua flora pessoal, endêmica e situada em  algum lugar secreto deste planeta  lindo e tão maltratado pelos humanoides”.

Bab Franca iniciou sua carreira artística em 1976, quando enviou cinco obras experimentais para o Salão Nacional de Brasília. Todas as obras foram selecionadas. A partir daí, o artista já fez várias exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior.

Em 1978 viajou para a Europa, onde permaneceu por mais de três anos, morando exclusivamente em países de cultura latina. Naquela época, ele foi selecionado em dois importantes salões internacionais: Fundación Juan Miró, em Barcelona (Espanha), e salão ENFAC-Torino, na Itália, onde foi premiado.

Em 2010, Bab Franca foi selecionado e premiado com bolsa de residência artística em Ashfield Sydnei, na Austrália, pelo projeto Ashfield Coucil Artist In Residence Program.

Atualmente, o artista reside em Rio Branco, onde tem desenvolvido obras de relevante valor para o patrimônio artístico e cultural da cidade, como por exemplo, as arquibancadas do estádio Arena da Floresta, painel em mosaico da Usina de Artes João Donato; o mural em mosaico vizinho à passarela às margens do rio Acre, mosaico do Cacimbão da Capoeira, entre outros.

exposicao_bab_franca_tjac

Olhar o outro na sua integralidade

Toda a programação alusiva à campanha Novembro Azul, destinada a magistrados e servidores do Poder Judiciário Acreano vai ao encontro da filosofia de trabalho implementada pela desembargadora-presidente Cezarinete Angelim para o Biênio 2015/2017, a qual se baseia na alteridade (olhar o outro na sua integralidade), na solidariedade e na justiça fraterna.

Promovida pelo TJAC, por meio da Dipes, a ação faz parte do Programa Qualidade de Vida, cujo slogan é “Cuidar e servir, de coração pra coração”, e tem como objetivo cuidar da saúde e proporcionar o bem-estar de magistrados e servidores do Judiciário Estadual.

A campanha

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

O câncer de próstata é o câncer mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele não menaloma. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa é de que, em 2014, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, ou seja, a descoberta de um caso a cada 7,6 minutos.

No intuito de conscientizar a população masculina sobre a doença, visando a diminuir a taxa de mortalidade, que ainda é alta, o Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) desenvolvem o Novembro Azul, uma iniciativa que já faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção no Brasil.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.