450 casais dizem sim: Comarcas do Juruá realizam edição 2014 do Casamento Coletivo

As Comarcas de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves realizaram 450 casamentos coletivos nos dias 28, 29 e 30 de novembro, respectivamente. Os eventos foram realizados em parceria com as prefeituras dos municípios, que forneceram a decoração e o bolo para o casamento.

Em Cruzeiro do Sul, a cerimônia foi realizada no Teatro dos Náuas e teve a participação da banda musical do 61º Batalhão de Infantaria de Selva. Na ocasião, foi celebrada a união de 150 casais. O evento acontece tradicionalmente todos os anos no Juruá. Neste ano, a cerimônia foi conduzida pela juíza substituta que responde pela Comarca de Mâncio Lima, Ana Paula Saboya.

Para a magistrada, o casamento civil traz diversos benefícios que às vezes a comunidade desconhece. “Foi um grande desafio, mas que se tornou tranquilo porque teve o apoio de todo mundo. Tenho certeza que esses casais se sentiram com a autoestima elevada, com o verdadeiro respeito que eles têm com essa sociedade e com o Poder Judiciário. É muito difícil a gente ver um órfão querendo reconhecer a paternidade, pois o pai foi embora sem ter a certidão de casamento. Como também é comum ver muitas viúvas que precisam entrar com um processo judicial para reconhecer a união”, declarou a juíza.

O casal Elenir Oliveira de Araújo, 47 anos, e Carlos Cândido dos Santos, 48 anos, legalizaram a união após 30 anos juntos. Além deles, outros 149 casais também disseram o “sim” perante a juíza, ao padre e a um pastor que deram a benção aos casais.

“Estamos imensamente felizes. Estávamos esperando a oportunidade e Deus mandou esta. Estou agradecida, pois esperei muito tempo, mas valeu a pena, sei que ele é o homem da minha vida”, disse Elenir Oliveira.

Outro casal que aproveitou a oportunidade para oficializar a união, foi a jovem Edileusa Ferreira, 18, e Francisco Emerson de Silva, 20 anos, comprometidos há um ano e dois meses. Eles não esconderam a emoção e a felicidade de formalizar sua união. Para Edileusa, aquele momento ficará marcado em sua vida. “É uma lembrança especial que ficará guardada, não só em nossas mentes, como de todos aqui presentes. Estamos muito felizes”, declarou.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.