Câmara Criminal julga mais de 90% dos processos em 2012

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre divulgou nesta terça-feira (15) o balanço das atividades do ano passado.

No decorrer de 2012, houve mudanças na composição do Órgão Julgador, com a aposentadoria dos Desembargadores Feliciano Vasconcelos e Francisco Praça.

Apesar disso, a Câmara Criminal julgou um total de 1.626 mil processos, o que corresponde a um índice de mais de 90% do montante. No caso, foram distribuídos 1.789 mil feitos no ano passado.

Para este ano de 2013, há somente 801 processos pendentes de julgamento, que são resíduos dos anos de 2011 e 2012.

Participaram das sessões da Câmara Criminal no ano passado os desembargadores Pedro Ranzi (presidente), Denise Bonfim (membro ativo), Francisco Djalma (membro ativo); Feliciano Vasconcelos e Francisco Praça (membros aposentados).

Também participaram das sessões de julgamento, em razão de impedimento de algum dos membros, os desembargadores Samoel Evangelista, Roberto Barros e Cezarinete Angelim.

Competência da Câmara Criminal

Processar e julgar:

  • os pedidos de habeas-corpus, sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer  violência ou coação em sua liberdade de locomoção por ilegalidade ou abuso de poder;
  • o recurso das decisões proferidas, nos feitos de sua competência, pelo seu Presidente ou  relator;
  • os conflitos de jurisdição entre juizes criminais de primeiro grau ou entre estes e autoridades administrativas, nos casos que não forem da competência do Tribunal Pleno;
  • a representação para perda da graduação das praças, nos crimes militares e comuns;
  • os mandados de segurança contra ato dos juizes de primeira instância e dos procuradores de justiça, em matéria criminal.

Julgar:

  • os recursos das decisões do Tribunal do Júri e dos juizes de primeiro grau;
  • os embargos de declaração opostos a seus acórdãos.
Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.