Programa de Prevenção às Drogas promove palestras no Vale do Juruá

Conscientizar crianças, adolescentes e jovens sobre os malefícios causados pelas drogas. Com essa missão, o Juiz de Direito Elcio Sabo Mendes Júnior e equipe de servidores viajaram ao Vale do Juruá para promover a 2ª etapa do Programa de Prevenção às Drogas: palestras que estimulem o debate sobre o tema e a formação de agentes multiplicadores.

O Programa é uma parceria do Tribunal de Justiça do Acre e da Vara de Delitos de Tóxicos e Acidentes de Trânsito. De acordo com o titular da unidade judiciária e idealizador da iniciativa, Elcio Sabo, a idéia é estimular a reflexão nas escolas públicas, uma vez que concentram grande número de pessoas, incluindo alunos, pais e comunidade. Para se ter uma idéia, até o mês de junho deste ano, somente na Capital, aproximadamente 2500 alunos já haviam participado das palestras.

A etapa de interiorização do Programa ocorreu em Cruzeiro do Sul, na Escola Estadual Flodoardo Cabral, e em Mâncio Lima na Escola Municipal Padre Edson de Oliveira Dantas. Já em Rodrigues Alves, onde as atividades foram coordenadas pela equipe técnica as palestras foram realizadas na Escola Estadual Francisco Braga de Souza. A programação – que recebeu o apoio da Polícia Federal -, contou com a exibição de vídeos de caráter educativo e alcançou um público de quase 500 alunos.  

Elcio Sabo ressaltou que além do caráter educacional, como a explanação acerca dos prejuízos e conseqüências do uso de entorpecentes, a ação contribui para a diminuição da criminalidade, já que a maioria dos delitos está diretamente relacionada ao uso de substâncias lícitas e ilícitas.

De acordo com o Magistrado, a recepção dos alunos foi muito positiva. Além de prestarem atenção, fazerem perguntas, tirarem dúvidas, eles se mostraram dispostos a ampliar o conhecimento sobre assunto. Em Mâncio Lima, por exemplo, os estudantes filmaram todas as discussões, a fim de apresentá-las em sala de aula, e debater com os pais, amigos, etc. Na ocasião, os diretores e professores das escolas se comprometeram a ser multiplicadores do projeto.

O Juiz destacou a importância do apoio da Juíza de Direito Rogéria Epaminondas, titular do Juizado Especial Cível e do Juiz Clovis de Souza, da 2ª Vara Cível, ambos em Cruzeiro do Sul, bem como do Juiz de Direito Substituto José Wagner, que responde pela Comarca de Mâncio Lima. Eles são os responsáveis pela implementação e acompanhamento do Programa nessas cidades.

 

Leia mais:

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.