Juizado da Infância e da Juventude da Capital tem novas instalações

Em solenidade bastante concorrida, a Presidente do Tribunal de Justiça do Acre, Desembargadora Izaura Maia, entregou nesta sexta-feira, 16, as novas instalações do Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Rio Branco.

O ato foi prestigiado por várias autoridades civis e militares, como os Desembargadores Pedro Ranzi e Eva Evangelista, Vice-Presidente e Corregedora Geral da Justiça do Acre, respectivamente; Desembargador aposentado Ciro Facundo; Procuradora do Estado Maria José Maia, representando o Governador Arnóbio Marques; Promotor de Justiça Almir Branco; Secretária Municipal de Ação Social, Estefânia Pontes; Comandante do 7º Batalhão de Engenharia de Construção, Coronel Pedroza, acompanhado do Coronel Vale, futuro comandante da corporação; Coronel João Jesus, Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Acre; Diretor da Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO), professor Samuel Appenzeler; além de juízes, diretores, assessores e servidores do Judiciário.

De acordo com a prioridade estabelecida pela atual administração do Tribunal, de investir na estrutura física das unidades do Poder Judiciário, a obra de reforma e ampliação teve o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos magistrados, servidores e demais profissionais que atuam na unidade, bem como o atendimento prestado pelo Juizado à comunidade.

A reforma consistiu na substituição do sistema elétrico e telefônico, ampliação da rede lógica, readequação da recepção, sala de audiências e gabinete do Juiz, criação de sala para a assessoria jurídica, arquivo para cartório cível e almoxarifado, pavimentação e ampliação de pátio para estacionamento, construção de nova fachada e espera externa, e revitalização do espaço de espera para atos infracionais. Também foram construídos novos ambientes, como sala para o setor psicossocial, sala de reuniões e baterias de banheiros (masculino e feminino).

Ao receber as novas instalações, a Juíza de Direito Luana Cláudia de Albuquerque Campos, responsável pela unidade, lembrou a situação precária em que encontrou a sede do Juizado, um “lugar sombrio” que, na sua opinião, dificultava as atividades desenvolvidas pelos profissionais que ali trabalhavam. “Hoje, a situação é totalmente diferente. Estamos em um local digno, moderno e adequado, onde podemos atender melhor a comunidade”, afirmou Luana Campos, ressaltando seus agradecimentos à direção do TJAC pelo investimento realizado.

A psicóloga Rutilena Roque, representando a equipe técnica de servidores do Juizado, lembrou da luta da falecida Juíza de Direito Maria Tapajós Sant’Ana Areal por melhores condições de trabalho na unidade, o que ora se concretiza. “Este é um dia singular, um marco histórico para todos nós”, disse.

Para o Juiz aposentado Rivaldo Guimarães, primeiro a dirigir o Juizado, a entrega das novas instalações traduz bem a política da atual gestão do Tribunal, de promover melhorias que engrandecem o Judiciário acreano, levando a sociedade a acreditar cada vez mais nos dirigentes da Justiça estadual. “Todos estão de parabéns, a atual administração do Tribunal e a comunidade por tão importante obra”, elogiou o magistrado.

Para o Promotor Público Almir Branco, que atua no Juizado, as novas instalações, além de proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais que atuam na unidade, oferecem ambiente mais confortável aos jovens e adolescentes.

Ao encerrar a solenidade, Izaura Maia fez um agradecimento especial aos desembargadores Pedro Ranzi e Eva Evangelista, que dividem com ela a responsabilidade de administrar o Tribunal. “Este é mais um resultado do trabalho compartilhado e dedicado da atual administração, que não tem poupado esforços para melhorar a infra-estrutura Judiciário, visando o melhor atendimento da comunidade”, concluiu a Presidente.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.