Unidades Judiciárias do Juruá passam por Correição

Sob a coordenação da Corregedora Geral da Justiça, Desembargadora Eva Evangelista, a equipe da Corregedoria Geral da Justiça (COGER) realizou, no dia 4 deste mês, os trabalhos de Correição Geral Ordinária no Centro Integrado de Cidadania do município de Rodrigues Alves, nos Juizados Especiais Cíveis e Criminais e Central de Penas Alternativas (CEPAL) da Comarca de Cruzeiro do sul, no Vale do Juruá.

Em Rodrigues Alves foram correicionados os Juizados Cível (com 221 processos em trâmite) e Criminal (209 processos) e as Varas Cível (112 processos) e Criminal (64 processos). Tendo em vista que a Comarca do município ainda não foi instalada, os feitos tramitam na Comarca de Mâncio Lima, sob a responsabilidade da Juíza de Direito designada Rogéria José Epaminondas.

Na mesma data, a equipe da COGER realizou Correição no Juizado Criminal e na Central de Penas Alternativas da Comarca de Cruzeiro do Sul, cujo titular é o Juiz de Direito Giordane Dourado. O Juizado Criminal possui, com base em setembro de 2008, 479 processos em trâmite e apresenta uma taxa de congestionamento da ordem de 29%. Já na CEPAL, com base no mesmo período, tramitam 449 feitos.

Segundo Eva Evangelista, foi verificada uma redução significativa da taxa de congestionamento em todas as unidades judiciárias do Estado visitadas até agora pela equipe da COGER, em comparação com os trabalhos correicionais realizados em 2007.

Para ela, isso somente foi possível pelo empenho e dedicação dos magistrados e servidores do Tribunal, que não têm medido esforços para conseguir reduzir os altos índices registrados em fevereiro de 2007, quando assumiu a Corregedoria Geral da Justiça.

“Hoje, estamos numa situação administrável, mas não podemos nos acomodar”, afirma Eva Evangelista, conclamando os magistrados e servidores do Judiciário a seguirem com o trabalho disciplinado e compromissado em prol da melhoria da prestação jurisdicional no Estado.

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.