Itens devem auxiliar os serviços oferecidos às pessoas com dependência de substâncias químicas e álcool
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), realizou a entrega de dois mil equipamentos eletrônicos à Comunidade Terapêutica Desafio Jovem Peniel – que atende pessoas em tratamento contra o alcoolismo. O ato ocorreu na tarde desta sexta-feira, 22, no átrio do edifício-sede do Judiciário acreano, em Rio Branco.
Além de computadores, o TJAC doou periféricos e acessórios, como mouses, teclados e cabos de força e rede, disponibilizados no Edital n.° 3/2025, de desfazimento de bens inservíveis. A maior parte dos itens encontra-se em pleno funcionamento e em bom estado de conservação, sendo úteis para o desenvolvimento de atividades administrativas e educativas.

O intuito do TJAC é destinar corretamente os seus equipamentos eletrônicos, conforme o Plano de Logística Sustentável (PLS) do Judiciário acreano, ao adotar práticas que reduzam o impacto no meio ambiente. Além disso, contribuir com boas iniciativas, em especial aquelas que oferecem serviços às populações mais vulneráveis, neste caso, pessoas com dependência de substâncias químicas e álcool.
Segundo o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, Elson Correia, mais equipamentos – sejam móveis, maquinários ou aparelhos tecnológicos – devem ser doados para entidades beneficentes: “Este é o primeiro processo de desfazimento deste ano. Semana que vem teremos outro com uma quantidade significativa de itens também. Estamos agradecidos em poder colaborar com essas associações [beneficentes]”.
O secretário também considerou o momento histórico para Judiciário acreano, principalmente pelo volume de objetos entregues e destinação dada a eles. “Dois mil itens inservíveis para o Tribunal [de Justiça], mas que, com certeza, vão ser muito úteis para a Organização, afirmou.

O representante da Organização Jovem Peniel, Gilson Borges, agradeceu os equipamentos e enfatizou as melhorias que eles trarão aos atendimentos prestados: “nos ajudará muito! Temos um projeto de criar uma sala para ensinar informática básica para os nossos acolhidos. Agradeço pelo apoio e sensibilidade à nossa causa”.
Por fim, ele ressaltou como os computadores mudarão os trabalhos desenvolvidos na Comunidade Terapêutica. Disse que irá facilitar o processo de ensino-aprendizagem e a reinserção social, ao possibilitar atividades de capacitação.
Estavam presentes na entrega também o chefe de Divisão de Gestão de Inventário de TI e Comunicação (DIGIT), Cláudio Silva, os representantes da Comunidade Terapêutica Wesley Araújo e Fábio Montenegro, além de servidoras e servidores da Setic.



