Pedidos para inclusão de processos na pauta devem ser feitos até 29 de outubro; audiências ocorrerão entre os dias 3 e 6 de novembro
Há 20 anos, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) instituiu a Semana Nacional de Conciliação, com o objetivo de realizar o maior número de acordos por meio do diálogo e a pacificação das partes, evitando a espera dos trâmites de um processo judicial. No Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), em 2025, foram realizadas 373 audiências e 105 acordos firmados durante a semana. Neste ano, a estimativa é dobrar os números de audiências e acordos durante o evento, que será realizado de 3 a 6 de novembro, em todas as unidades do judiciário acreano.
A desembargadora Denise Bonfim, que é presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), relatou que o número de processos solucionados, por meio do diálogo tem crescido de forma constante, o que consequentemente traz benefícios tanto para o Poder Judiciário quanto para a sociedade.
Na ocasião, a magistrada ressaltou que o TJAC tem programado para a 21ª Semana Nacional da Conciliação 621 audiências de conciliação, um volume expressivo e superior ao registrado no ano anterior. Destaca-se também que as conciliações podem ser solicitadas em qualquer fase do processo ou período do ano, porém, durante a semana temática há um esforço concentrado para isso.
Importância de conciliar
Para a desembargadora vale a pena conciliar devido ao tempo que é menor e a pacificação entre as partes. “O maior resultado é a pacificação das partes, porque numa sentença sempre uma parte vai ficar desgostosa, e com a conciliação ao entrar em acordo, todos acabam ganhando”, conta.
Quem pode participar?
“Basta a pessoa que deseja conciliar entrar em contato com o Poder Judiciário pelo e-mail da unidade, dizendo que tem interesse na conciliação, ou caso tenha contatar um advogado”, declarou a desembargadora Denise Bonfim”
Onde participar?
Segundo a magistrada, as conciliações podem ser feitas nos juizados, nas varas ordinárias e no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) em Rio Branco.
Qual o Prazo?
Os interessados devem ficar atentos! A inclusão de processo na pauta da Semana Nacional de Conciliação vai até o dia 29 de outubro.
