Programa Fazendo Justiça apresenta resultados à presidente do TJAC

Consultora Pamela Vilela fez exposição com os resultados dos trabalhos realizados e encerra atuação, ocasião em que recebe homenagem com Portaria de Elogio

A presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari recebeu nesta sexta-feira, a representante do Programa Fazendo Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Pamela Vilella, que está encerrando sua atuação no Estado do Acre.

A consultora do CNJ apresentou os resultados dos trabalhos nos quatro anos de desempenho como representante das ações do CNJ. Em reconhecimento, a chefe do Poder Judiciário expediu Portaria na qual faz “menção de ELOGIO a Pâmela Dias Villela Alves pela dedicação, empenho e eficiência no cumprimento do seu dever durante o período que prestou consultoria a este Tribunal no tocante ao Programa Fazendo Justiça – CNJ e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, contribuindo, sobremaneira, com o Poder Judiciário Acreano e a sociedade da cidade de Rio Branco”.

Os trabalhos iniciaram em 2019, visando transformações sociais a partir de esforços interinstitucionais, em um processo colaborativo com atores locais, para a melhora na prestação jurisdicional e para o enfrentamento ao estado de coisas inconstitucional no sistema penal e socioeducativo do Estado.

Iniciada a atuação da coordenação estadual e consultor/as em audiência de custódia em abril de 2019, o Programa Justiça Presente, atual Fazendo Justiça, trabalhou desafios instalados em todo o ciclo penal desde o momento da apreensão em flagrante até a inclusão social pós privação de liberdade.

 

Na apresentação, foi citado a evolução do Tribunal e demais atores institucionais na execução de atividades alinhadas ao Programa Fazendo Justiça no período entre 2019 e 2023: São destacados avanços já concluídos, ações em andamento e incidências estruturantes para fortalecimento do contexto que permite a execução das atividades.

Ao final da exposição, a presidente do TJAC, desembargadora Regina reconheceu os avanços, parabenizou-a e desejou boa sorte na próxima fase resumindo numa frase, “que você possa plantar estrelas por onde passar, porque você é iluminada”, finalizou Ferrari.

O desembargador Francisco Djalma, supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF) esteve presente, agradeceu e elogiou por todos os esforços. “Quero te agradecer, pois se não fosse a sua presença, seu trabalho, não teríamos avançado tanto. Em nome do GMF, do Judiciário, agradecemos muito você pelo seu trabalho. Você deu uma enorme contribuição. Parabéns”, concluiu o magistrado.

Pamela falou do sentimento pelo trabalho reconhecido e fez uma avaliação dos trabalho realizados. “Eu me senti muito honrada e a primeira coisa que me veio à cabeça foi como são bons esses encontros na vida, quando a gente consegue levar e deixar coisas significativas. Sou muito grata pelo acolhimento que recebi aqui no Acre, acompanhado de afetos, apoio mútuo e gentilezas. Espero ter podido retribuir. O trabalho aqui foi uma construção coletiva, uma relação de confiança, que possibilitou plantarmos algumas sementinhas e espero que continuem sendo regadas para as transformações se consolidarem. Como eu disse no início da reunião, tem uma frase (não conheço a autoria) que simboliza muito essa parceria com o Tribunal de Justiça/GMF e com toda a rede, “somente as sementes conversam com o futuro”. Que continuemos semeando!”, disse Vilella.

O encontro também foi prestigiado pela coordenadora do GMF, juíza de Direito Andréa da Silva Brito e pela servidora Jhenyffer Andrade.

Elisson Nogueira Magalhaes | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.