TJAC assina Termo de Cooperação para implantar formação “Conciliador Aprendiz”

Iniciativa visa ampliar a capacitação na área da conciliação para estudante da instituição. Curso será feito na Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud)

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) por meio da Escola do Poder Judiciário (Esjud) assinou, nesta quarta-feira, 27, Termo de Cooperação Técnica com a Uninorte (União Educacional do Norte) para implantar o curso de formação “Conciliador Aprendiz”.

A formação é feita na Esjud, destinada a acadêmicas e acadêmicos das universidades e instituições de ensino superior. Assim, essas pessoas ficam habilitadas a atuar nos Juizados vinculados, ou não, aos Núcleos de Prática Jurídica.

A iniciativa foi idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com a Resolução n.°125/2010, com objetivo de ampliar a capacitação na área da pacificação social, voltada as pessoas que atuam no sistema de justiça, incluindo estagiárias e estagiários.

Participaram do momento a presidente do TJAC Regina Ferrari, os desembargadores Luís Camolez (vice-presidente), Elcio Mendes (diretor da Esjud) e Laudivon Nogueira, assim como, a juíza de Direito Zenice Cardozo (auxiliar da Presidência), o reitor da Uninorte Renato Barcelo Leite e o servidor da Esjud Breno Nascimento.

“Quero agradecer nosso parceiro que atendeu nosso pedido para participar do projeto. Essa ação muito nos engrandece porque além de capacitar os acadêmicos, faz a prestação jurisdicional e também cuida dessa parte de empoderamento dos nossos alunos e alunas que serão nossos futuros servidores, delegados, promotores, juízes. Então, o Poder Judiciário por meio da sua Escola vem nessa mão auxiliadora para que estudantes possam fazer o laboratório aqui na área de mediação e conciliação e nós também possamos aproveitar e devolver esse serviço para a sociedade”, comentou a desembargadora Regina Ferrari.

Atividade educativa da Justiça

Durante o encontro ainda foi mostrado o balanço de dados sobre a atuação da Escola do Poder Judiciário e apresentando o site do órgão que contém ferramentas de acessibilidade, como aplicativos para Libras, ajuste de contraste e adequação de imagens para serem lidas por programas de audiodescrição.

Apesar de estarmos no terceiro mês do ano, a Esjud lançou 86 editais para ações formativas. Os cursos credenciados pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) em 2024: 5 já credenciados e 2 em processo de credenciamento. Foram matriculados 3.300 alunas e alunos.

Texto Emanuelly Falqueto / Foto Elisson Magalhães | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.