TJAC lança projeto Pedalando Novos Rumosno Centro Socioeducativo do Acre

A atividade, cujo objetivo é oferecer oportunidade para adolescentes do Sistema Socioeducativo acreano em cursos de aperfeiçoamento profissional, iniciará com o curso de Mecânico de Bicicletas 

Reintegrar um indivíduo à sociedade é oferecer condições para que ele consiga se regenerar e, desta maneira, não voltar a reincidência. Nesse contexto, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, a titular da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJAC, desembargadora Waldirene Cordeiro, e o diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Cesar Dotto, lançaram nesta segunda-feira, 2, o projeto Pedalando Novos Tempos.

 

A atividade, cujo objetivo é oferecer uma oportunidade para adolescentes do Sistema Socioeducativo acreano em cursos de aperfeiçoamento profissional, iniciará com o curso de Mecânico de Bicicletas. Sete adolescentes em conflito com a lei foram selecionados para essa experiência com o intuito de um futuro melhor.

Um deles, que está há nove meses internado por tentativa de homicídio, compartilhou a alegria do momento. “Eu vejo uma grande oportunidade em participar desse curso. Quando eu sair daqui, for solto, já poderei colocar no curriculum e garantir um emprego. Mudar de vida”, disse.

O curso, de 40 horas, será levado também aos demais centros socioeducativos do Estado para que mais jovens possam ser capacitados.

Em Rio Branco, o responsável por ensinar os jovens como restaurar, montar ou desmontar uma bicicleta, será Ronildo Santos. Ele, que já possui uma oficina de bicicleta, disse não ter preconceito algum em poder dividir o conhecimento com os jovens infratores.

“Eu gosto de desafios. Não vejo preconceito em poder ensiná-los. Eles são humanos e merecem nova chance. Nunca é tarde para voltar atrás. Eles erraram, mas podem aprender com os erros e serem novas criaturas. Pessoas do bem”, ressaltou.

 

Futuro brilhante

Na breve solenidade de lançamento, as autoridades levaram reflexões sobre o papel da educação nas unidades socioeducativas para os jovens terem uma nova inserção na sociedade, buscando assim novas perspectivas no seu projeto de vida.

A desembargadora Waldirene Cordeiro explicou sobre o projeto e desejou êxito aos jovens que participação do curso destacando ser uma oportunidade para um futuro brilhante.

A desembargadora-presidente salientou ser um momento de novo tempo. “É tempo de um novo começo. O Sistema Socioeducativo não é o lugar para vocês ficarem para sempre, mas para se educarem, para aprenderem a sonhar e se tornarem pessoas melhores e com dignidade”, ressaltou.

O superintendente regional do Senai, César Dotto, explicou que as bicicletas a serem trabalhadas pelos jovens serão bicicletas apreendidas, que toda a certificação é reconhecida e destacou a importância da parceria institucional.

O presidente do Socioeducativo do Acre, coronel Mário César, estendeu os agradecimentos a todos os parceiros destacando que o caminho da socioeducação é a educação e que sete adolescentes do ISE estão cursando graduação na UFAC.

A promotora de Justiça Vanessa Muniz enfatizou sobre os avanços no sistema ISE e que o Acre é o Estado que mais tem alunos do socioeducativo no ensino superior.

O projeto Pedalando Novos Tempos terá vigência de dois anos e contará com a parceria do Governo do Acre, por meio do ISE, o Ministério Público do Acre, SENAI, SENAC e SENAT.

Ana Paula Batalha | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.