Palácio da Justiça está aberto para visitação 

Primeira sede da Corte Acreana reforça seu compromisso e respeito a uma história de que muito se orgulha e que gostaria que todos a conhecessem. 

O Palácio da Justiça, primeira sede da Corte Acreana, é uma alternativa cultural de Rio Branco. O espaço, situado no centro da capital, e que passou por reforma nos últimos meses, está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e tem entrada gratuita.

O local dispõe de sala de exposições, plenário, gabinete oficial da Presidência, centro de documentação, sala de estudo, unidade de Comunicação Social, jardim interno, praça externa e cafeteria. O prédio abriga vasto acervo de objetos históricos, como togas, mesa de tribunal de júri, homenagens, auditório, além da Biblioteca Dr. Alberto Zaire com grande acervo de publicações, tratados, compilações, dentre outros.

Inaugurado no dia 30 de abril de 1957, quando o Acre ainda era Território Federal. Nele foi abrigado o Fórum da Comarca de Rio Branco, compreendendo o Tribunal do Júri, cartórios judiciais, eleitorais e extrajudiciais, todos sob administração do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, então Capital Federal.  

Em 2008, o Tribunal de Justiça comemorava seu 45° aniversário, com a entrega à sociedade da obra de revitalização da antiga sede do Judiciário, marcando o seu compromisso e respeito a uma história de que muito se orgulha e que gostaria que todos a conhecessem.

Assim nasceu o Centro Cultural do Tribunal de Justiça, e desde então, carrega a missão de assegurar a conservação dos acervos arquitetônico, documental e etnográfico, das obras de arte integradas e dos bens móveis do TJAC. O Palácio da Justiça, serve à divulgação da memória do Judiciário, que se confunde com a própria história do Acre, oportunizando amplo acesso da comunidade as narrativas do passado.

 

SERVIÇO:

Centro Cultural Palácio da Justiça

Rua Benjamin Constant, 277, Centro

Aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Entrada gratuita.

 

Elisson Nogueira Magalhaes | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.