Central de Processamento Eletrônico aumenta em 93,12% a quantidade de processos baixados

Em apenas 45 dias de instalação, a Central de Processamento Eletrônico (Cepre) aumentou a quantidade de expedição de alvarás em 21,53% e reduziu acervo de processos da unidade em 5,55%

Instalada há 45 dias, a Central de Processamento Eletrônico (Cepre), continua comprovando sua efetividade e produtividade. O órgão tem atuação nos três Juizados Especiais Cíveis e no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), atendendo as demandas pré-processuais de competência desses juizados, todos da Comarca de Rio Branco. Nesse período, a Central contribuiu expressivamente para o aumento de 93,12% da quantidade de processos baixados (2.329 processos), comparado aos 45 dias anteriores à ação do órgão nessas unidades (1.206 processos).

Foto do gráfico com número de processos baixados

Além disso, com o trabalho da Cepre, a quantidade de processos do acervo dessas unidades reduziu em 5,55% (de 12.168 para 11.493 processos), mesmo com crescimento na demanda em 7,07%. Isso demonstra que o órgão movimentou e finalizou mais processos do que a capacidade anterior das unidades atendidas, impactando significativamente nessa redução.

Outros dados que merecem destaque são o aumento de 21,53% no número de alvarás expedidos, o crescimento de 40,97% de audiências realizadas e da quantidade de acordos nas audiências em 51,19%. Os dados foram fornecidos pela Corregedoria-Geral da Justiça (Coger) com base na comparação entre os 45 dias antes da instalação da central (26 de maio a 10 de julho de 2022) e os primeiros 45 dias de funcionamento (11 de julho a 25 de agosto de 2022).

Agradecimento

Para celebrar e agradecer as servidoras e servidores lotados na unidade, integrantes da gestão administrativa do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e da Coger foram até o setor, na segunda-feira, 29. O ato simbólico teve a presença da desembargadora-presidente, Waldirene Cordeiro, da corregedora-geral em exercício, Eva Evangelista, do superintendente da Cepre, desembargador Samuel Evangelista, do desembargador Laudivon Nogueira, e dos juízes de Direito Alex Oivane (coordenador da Cepre), Lois Arruda (auxiliar da Coger) e Andréa Brito (auxiliar da Presidência do TJAC), além de servidores e servidoras.

Foto do plano geral de toda a sala da cepre. Mostra baixas com computadores e servidores entre as mesas e na parede lateral direita as autoridades

A presidente do TJAC agradeceu ao quadro pessoal que atua na Central de Processamento Eletrônico, destacando que a gestão do Judiciário, composta por ela, pelo vice-presidente, desembargador Roberto Barros, e o corregedor-geral da Justiça, Elcio Mendes, têm se empenhado para proporcionar melhorias nas condições de trabalho e, consequentemente, aperfeiçoando os serviços prestados aos jurisdicionados no Estado. “Para alcançarmos esses bons resultados, foi necessário o empenho e envolvimento de cada pessoa que integra a Justiça, então, obrigada”, falou Cordeiro.

Foto das autoridades do Tribunal encostados na parede falando com servidores

Atualmente a Cepre atende os cartórios judiciais dos três Juizados Especiais Cíveis e do Cejusc, todas essas quatro unidades da Comarca de Rio Branco, em funcionamento há 45 dias. Mais recentemente incorporou as secretarias das cinco varas cíveis da capital acreana. Essas nove unidades contabilizam um acervo de aproximadamente 23 mil processos. Mas, conforme esclareceu o desembargador superintendente da Cepre, Samoel Evangelista, a intenção é trazer todos os juizados do Estado, a vara cível da Brasiléia, as comarcas de Assis Brasil e Bujari e as três varas de família da capital.

“Os números de produtividade da Central de Processamento Eletrônico superam nossa expectativa. É a dedicação de cada servidor e servidora que aceitou o desafio. Por isso, agradeço a todos que integram essa equipe, sob a coordenação do juiz de Direito, Alex Oivane. Também estendo meus agradecimentos a gestão administrativa, na pessoa da presidente, desembargadora Waldirene Cordeiro, do vice-presidente, Roberto Barros, e do corregedor-geral Elcio Mendes, pelo suporte em todo esse percurso”, comentou Samoel Evangelista.

Foto das autoridades do Tribunal encostados na parede falando com servidores

Redução do Acervo

O juiz de Direito Alex Oivane, coordenador da Cepre, destacou a atenção da gestão em relação as necessidades da Central. “Esses dados de produtividade demonstram o engajamento de todos e também da administração que sempre que precisamos de algo nos atende prontamente”, disse Oivane.

A atuação da Central nos processos do 2° Juizado Especial Cível da Comarca de Rio Branco, uma das unidades que são atendidas pelo órgão, atesta isso. Nesses 45 dias de atuação da Cepre, houve um aumento de 135% na quantidade de processos baixados da unidade, e ainda foi reduzido seu acervo em 16,77%, saindo de 2.851 para 2.373 processos.

Esse trabalho feito na Central de Processamento Eletrônico, alterou algumas rotinas de trabalho, ocasionou mudanças, mas, nesses 45 dias, gera bons resultados em produtividade, garantindo aumento da celeridade do Judiciário do Acre.

Emanuelly Silva Falqueto | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.