Reforma do Fórum de Sena Madureira será entregue na quarta-feira, 3

Fórum da cidade abrigou o primeiro Tribunal de Apelação do Território do Acre; entrega contará ainda com sessão solene de entrega da Ordem do Mérito do Judiciário

Na quarta-feira, 3, a gestão do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) realiza a entrega do Fórum Desembargador Vieira Ferreira, da Comarca de Sena Madureira, reformado, que terá uma sala de memória com elementos da história da Justiça. Para marcar a ocasião, será realizado no local a sessão solene de outorga da Ordem do Mérito do Judiciário, às 9h30.

A reforma do fórum faz parte de um pacote de obras, construções, manutenções realizadas pelo Poder Judiciário em comarcas no interior e na capital com objetivo de melhorar os serviços prestados. Conforme relatório de 300 dias da administração, composta pela presidente Regina Ferrari e os desembargadores Luís Camolez (vice-presidente) e Samoel Evangelista (corregedor-geral da Justiça), as correções e adaptações no Fórum foram orçadas em R$ 309 mil.

Resgate da memória

Em 2023, o Judiciário celebrou 120 anos de existência no Acre e 60 anos de instalação no TJAC, e a cidade foi o primeiro Tribunal de Apelação do Território do Acre. Diante dessa relevância histórica, Sena Madureira será a segunda comarca a ter um espaço dedicado a memória, e este será o único ambiente de preservação da história aberto atualmente na cidade.

A gerente de acervos do Judiciário, Ana Cunha, explicou que raridades estão voltando para seu lugar de origem, como a planta baixa das primeiras construções da cidade, da prefeitura, cadeia pública e contorno da cidade.

“São itens que estavam guardados e surgiu a oportunidade de devolver a comunidade. Também estará em exposição o mobiliário do primeiro Tribunal de Apelação, que foi confeccionado na França, e é testemunha da história. Ainda vai estar exposto o discurso do presidente que fez a instalação do Fórum, o desembargador Alberto Augusto Diniz, que foi desembargador, deputado federal e governador, passando por todas as esferas de poder no Acre”, disse a servidora, que é historiadora.

A sala de memória ficará aberta a visitação do público no horário do expediente, das 7h às 14h, dentro do Fórum da Comarca de Sena Madureira.

Emanuelly Falqueto | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.