TJAC homenageia mulheres com a entrega da galeria “A Voz Cidadã Acreana”

18 mulheres que contribuíram com construção da história do Acre e a igualdade de gênero ao ocuparem espaços dos quais as mulheres são excluídas foram homenageadas, na galeria que está no Palácio da Justiça, no Centro de Rio Branco

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) entregou nesta quinta-feira, 21, a galeria “A Voz Cidadã Acreana”, que homenageia 18 mulheres que contribuíram com a história do estado, que foram precursoras e pioneiras na política, nas forças de segurança, na comunicação, no Sistema de Justiça, na construção da sociedade e na promoção da igualdade de gênero ao ocuparem espaços dos quais as mulheres são excluídas.

O objetivo da exposição, composta por fotos e disponível à visitação no Palácio da Justiça, no Centro de Rio Branco, é homenagear as mulheres neste mês de março, assim como, mostrar o legado delas junto à Justiça e o desenvolvimento do Estado. A galeria foi organizada pela Presidência do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, por meio da Diretoria de Informação Institucional (Diins), e da Secretaria de Relações Públicas e Cerimonial (Serep).

As mulheres que estão na galeria são:

  • Angelina Gonçalves – heroína da Revolução Acreana
  • Laélia Alcântara – primeira médica e primeira senadora do Acre, sendo a primeira senadora negra do Brasil
  • Nilda Dantas – primeira radialista do Acre
  • Maria Lúcia de Araújo – primeira deputada federal pelo Acre, única acreana a compor a Assembleia Nacional Constituinte
  • Eva Evangelista – primeira desembargadora do Acre e primeira mulher a presidir o TJAC e o Tribunal Regional Eleitoral (TER/AC)
  • Valdiza Alencar de Souza – primeira mulher a reunir trabalhadores em defesa da floresta e do trabalho extrativista
  • Celle Chaul – primeira delegada de Polícia do Acre, sendo a primeira concursada das regiões Norte e Nordeste
  • Dione Daher – primeira procuradora Geral do Estado do Acre
  • Terezinha Lavocat – primeira procuradora de Justiça do Acre
  • Iolanda Lima – primeira governadora do Acre
  • Margarete Melo – primeira mulher coronel da Polícia Militar do Acre e primeira mulher a chefiar um Gabinete Militar de Governo no país
  • Miracele Borges – primeira mulher a presidir a Associação dos Magistrados do Acre
  • Marina Silva – primeira acreana a ser ministra da República do Brasil e senadora mais jovem do país
  • Maria Auxiliadora de Sousa – Primeira mulher a chefiar a Defensoria Pública do Estado do Acre
  • Izaura Maia – primeira desembargadora vinda da Advocacia a presidir o TJAC
  • Dulcinéia Benício de Araújo – primeira conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Acre
  • Francisca Fragoso – primeira mulher Oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Acre
  • Waldirene Cordeiro – primeira desembargadora vinda do Ministério Público a presidir o TJAC

Somado a galeria foi aberta a exposição da artista plástica Marina Bylaardt trazendo reflexões sobre mulheres e natureza, a mulher como floresta que aprende, evolui e se refaz em permanente transformação. É possível visitar a galeria e as exposições no Palácio da Justiça de segunda à sexta-feira, 8h às 17h.

Abertura

Após o descerramento, a galeria foi aberta ao público, e a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, falou sobre a necessidade de ouvir as vozes não somente dessas mulheres, mas de tantas outras que existem e que são negligenciadas pela cultura machista:

“Hoje o Tribunal de Justiça homenageia as semeadoras do passado, de um Acre ainda não tão distante, que excluía o protagonismo feminino e as relegaram à margem da História oficial. Hoje em um gesto de sororidade estamos fixando na parede do nosso espaço de memória uma galeria com retratos de mulheres que romperam a hegemonia masculina e mesmo desafiando estigmas e preconceitos, nos trouxeram até aqui. Hoje destinamos esse espaço para que sejam perpetuados os registros de que, não somos o resultado do acaso, somos construção de quem nos antecedeu, os movimentos sociais, o acesso a formação, o desprendimento, o acúmulo da dupla jornada de acordar antes de todos e ir deitar por último, fez dessas mulheres as Vozes Cidadãs Acreanas!

“Estamos aqui para enaltecê-las e dar honra pelo caminho que abriram, pela estrada que ladrilham para que hoje estivéssemos aqui e dizer: valeu a pena. Gratidão! E que possamos ser as mulheres do tempo presente, as escritoras de novos episódios desse empoderamento e deixar para as meninas do presente um futuro sem feminicídio, sem preconceito de gênero, sem exclusão de nós das esferas de decisões, todos são desafios para a sociedade acreana”, discursou a presidente do TJAC.

Entre as 18 mulheres homenageadas, seis puderam comparecer a abertura do evento: as desembargadoras Eva Evangelista e Waldirene Cordeiro, Iolanda Lima, Nilda Dantas, a coronel da Polícia Militar Margarete Melo e a capitã do Corpo de Bombeiros Francisca Fragoso.

A desembargadora Eva Evangelista, homenageada e coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) falou sobre a importância de cada mulher presente. “Eu na qualidade de primeira mulher desembargadora e presidente do Tribunal de Justiça tenho minha vida entrelaçada com muitas mulheres aqui homenageadas. Obrigada presidente pela sua iniciativa em trazer essas vozes cidadãs. Quero também homenagear a todas as mulheres que estão nos lugares mais distanciados do nosso estado, compartilhar com elas essas honras, as mulheres na cidade, camponesas, indígenas, ribeirinhas, trabalhadoras rurais, seringueiras, mulheres que ajudaram a construir esse estado. Essas são vozes que não podemos calar, nossas vozes cidadãs, que essas vozes cheguem e sejam ouvidas”, disse a magistrada.

Ainda participaram do momento os membros da Corte da Justiça as (os) desembargadoras (es): Denise Bonfim, Luís Camolez (vice-presidente do TJAC), Samoel Evangelista (corregedor-geral da Justiça), Elcio Mendes (diretor da Escola do Poder Judiciário do Acre) e Nonato Maia. Também compuseram o dispositivo de honra: a procuradora-geral adjunta do Ministério Público do Acre (MPAC), Rita de Cássia, a procuradora Neyarla Barros da Procuradoria Geral do Estado (PGE), a deputada Antônia Sales da Assembleia Estadual do Acre (Aleac), a delegada da Polícia Federal Aline Farias e a delegada da Polícia Civil Juliana De Angelis.

Mas, o evento foi prestigiado pelo presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), Gilberto Matos, juízas e juízes de Direito, servidoras e servidores, familiares das homenageadas, e teve a contribuição artística da cantora Iana Sarquis e o músico James Fernandes.

Texto Emanuelly Falqueto / Fotos Elisson Magalhães | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.