Corregedoria-Geral da Justiça entrega diagnóstico das unidades nas novas lotações de juízes

Ação da Coger, de entregar para cada magistrada e magistrado todo panorama da unidade tem como foco o aprimoramento da gestão, conferindo maior celeridade aos processos, bem como permite a cada juíza e juiz possa fazer o planejamento das ações para os próximos seis meses

O Poder Judiciário do Acre, por meio da Coger, realizou na primeira quinzena de março, o remanejamento de lotação dos juízes de Direito, além da alocação de substitutos certificados em solenidade realizada no Palácio da Justiça.

No esforço continuo de efetuar ações para melhorar a gestão das unidades e dar mais celeridade aos processos, o corregedor-Geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, acompanhado do juiz-auxiliar da Coger, Alex Oivane, realizou na primeira quinzena de março, diálogo com cada magistrado para fazer a entrega de sua respectiva unidade, fazendo uma leitura e diagnóstico de todo panorama da unidade, de modo que cada magistrado pode traçar as metas para os próximos seis meses. 

Na conferência com cada magistrado foram abordados a evolução do acervo de cada setor judicial nos últimos 12 meses, detalhamento das classes processuais, esclarecendo a necessidade do julgamento dos principais temas, como que envolve os crimes contra a dignidade sexual, violência doméstica e familiar contra a mulher e infância e juventude. Por fim, foram sinalizadas as ações prioritárias para os próximos 30, 60 e 180 dias.

Cada magistrada e magistrado apresentará ao corregedor, como resultado da ação realizada, um plano de ação estratégico para enfrentamento dos principais pontos de atenção das unidades, melhoria da gestão de pessoal e processual e, ainda, de cumprimento das metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A juíza de Direito Substituta Isabela Gouveia, que trabalhava na Comarca de Feijó, e passará a responder pela Comarca de Porto Acre, avaliou a ação da Coger de forma positiva. “A conversa com a Coger foi muito boa e proveitosa, para que a gente saiba onde exatamente começará a atuar a partir de agora. Uma iniciativa muito interessante da Corregedoria e que com certeza vai nos auxiliar pra iniciar essa nova competência na lotação”, afirmou.

Elielton Zanoli, juiz de Direito que atuava na Comarca da Manoel Urbano, passará a julgar processos na Vara Criminal da Comarca de Sena Madureira, classificou relevante a disposição da Coger. “O diálogo com o corregedor foi proveitoso para nos dar suporte para atuar nessa nova unidade, tendo ciência do panorama da unidade, do diagnóstico, os dados, as metas, onde tem que aparar arestas, onde precisa melhorar, pontos fracos, pontos fortes. Essa atuação da Coger é importante para orientar os nossos esforços para o que precisa ser aperfeiçoado durante os trabalhos”, disse.

Texto e fotos: Elisson Magalhães | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.