TJAC prestigia inauguração da sede da Secretaria da Mulher

“A criação e fortalecimento da Secretaria de Estado da Mulher representam um marco na luta pela equidade de gênero, pela proteção dos direitos das mulheres e pelo combate a todas as formas de violência e discriminação”, declarou a coordenadora da Comsiv, desembargadora Eva Evangelista 

O Tribunal de Justiça do Acre, representado pela coordenadora Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), desembargadora Eva Evangelista, prestigiou nesta terça-feira, 21, a inauguração da sede da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), em Rio Branco.

A sede da Semulher surge para enfatizar a importância da pasta, reimplantada no início de março, como agente essencial na coordenação e fortalecimento de iniciativas destinadas a promover os direitos e o bem-estar das mulheres no Acre.

A decana da Corte de Justiça do Acre, desembargadora Eva Evangelista, em seu discurso, destacou que “a criação e fortalecimento da Secretaria de Estado da Mulher representam um marco na luta pela equidade de gênero, pela proteção dos direitos das mulheres e pelo combate a todas as formas de violência e discriminação. A inauguração desta nova sede simboliza o compromisso do nosso governo em garantir que as políticas públicas voltadas para as mulheres sejam efetivas, abrangentes e acessíveis a todas”.

Contudo, a coordenadora da Comsiv salientou ainda que “neste momento, é importante reconhecer que ainda enfrentamos desafios significativos no que diz respeito à garantia dos direitos das mulheres. A violência de gênero, a disparidade salarial, a sub-representação política e tantas outras formas de discriminação persistem em nossa sociedade. No entanto, ao fortalecer a estrutura e os recursos destinados à Secretaria de Estado da Mulher, estamos reafirmando o compromisso em superar tais obstáculos e construir um futuro mais justo e igualitário para todas”, finalizou.

O governador Gladson Cameli  ressaltou a importância da Semulher no combate à violência de gênero e na promoção de oportunidades para as mulheres. Ele agradeceu às personalidades presentes e enfatizou o compromisso do governo em criar uma sociedade mais igualitária e inclusiva.

“56% dos servidores do Estado são mulheres e cada uma dessas pessoas é importante nos desafios que precisam ser vencidos pela igualdade. E eu vejo a determinação da secretária da Mulher, Márdhia El-Shawwa, e toda sua equipe. Essa é uma pauta sobre diminuir as diferenças, as desigualdades, com todo um cuidado na redução do feminicídio, um compromisso nosso que estamos abraçando junto a um gigantesco apoio institucional com nossos parceiros do Legislativo e Judiciário”, destacou o governador. 

De acordo com a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa, o espaço representa mais que uma obra arquitetônica, um local seguro e inclusivo a toda as mulheres do Acre. “Esta não é apenas uma construção física, mas um símbolo do compromisso do governador Gladson Cameli em proporcionar um ambiente onde as mulheres se sintam respeitadas, ouvidas e apoiadas. Queremos que esta sede seja um centro de referência para a luta pelos direitos das mulheres”, afirma..

A sede abrigará diversos serviços e programas, desde espaços para acolhimento inicial a cursos de capacitação profissional, criando um ambiente multifuncional que atende às diferentes necessidades das mulheres.

A solenidade também foi prestigiada pela juíza de Direito Titular da 1ª Vara de Proteção à Mulher da Comarca de Rio Branco, Shirlei Hage. Bem como, estiveram presentes no evento ainda a vice-governadora, Mailza Assis, o deputado federal Eduardo Velloso, os deputados estaduais Fagner Calegário e Tadeu Hassem, além do secretário de Obras Públicas do Acre, Ítalo Lopes, responsável pela condução do projeto de estruturação de toda a nova sede da Semulher.

 

21 Dias de Ativismo

A inauguração da sede da Semulher faz parte das mais de 80 ações integradas que serão realizadas nos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. Os 21 dias de ativismo é alinhado ao cenário internacional dos 16 dias de ativismo, que começa em 25 de novembro, Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher, e se estende até 10 de dezembro, Dia Internacional de Direitos Humanos. No contexto brasileiro, inicia-se no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, reconhecendo que mulheres negras enfrentam violência tanto por sua condição de gênero quanto pelo racismo, além de serem as maiores vítimas de feminicídio, representando 61,2% dos casos. Por isso, amplia-se a duração da campanha para 21 dias.

O TJAC também tem uma programação alinhada aos 21 Dias de Ativismo, que se estende até dia 10 de dezembro. Assim estão previstas a realização ações educativas:

Mobilização com a unidade móvel – Justiça sobre Rodas

27/11 – Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

28/11 – Implementação de mais um grupo reflexivo

5/12 – Encontro híbrido com equipes dos grupos reflexivos

Em caso de violência doméstica e familiar, denuncie.

Disque 180.

Texto e Fotos: Elisson Magalhães, com informações da Agência de Notícias | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.