Central de Processamento Eletrônico realiza o arquivamento de mais de 29 mil processos em sete meses

Dado comprova a busca contínua da Central de Processamento Eletrônico (Cepre) em melhorar a prestação jurisdicional, garantir aumento na produtividade, eficiência e celeridade

Com pouco mais de um ano de sua criação, a Central foi idealizada para uma melhor divisão da força de trabalho, com mais eficiência na realização das atividades. Dessa forma, com o cumprimento dos atos decisórios num único setor, é possível identificar melhor as demandas que estão represadas e dar melhor fluidez aos processos de trabalho.

Comprovando sua função no aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, já nos primeiros sete meses do ano, a Central de Processamento Eletrônico (Cepre) do Judiciário do Acre promoveu o arquivamento de 29.061 processos.

 

 

Produtividade e eficiência

Dividida em três núcleos de processamento, o Cível, dos Juizados Especiais e o Criminal, a Cepre conta atualmente com acervo de 73.708 processos. Esses dados foram extraídos do Meta Base, um sistema de inteligência de negócios (em inglês Business Intelligence), utilizado pela Corregedoria-Geral da Justiça do Acre (Coger) para fiscalização e formatação de relatórios.

Ainda de acordo com esse sistema, o mês com mais processos finalizados foi julho, com 5.269 baixados, e o Núcleo com maior quantidade de arquivamento foi o Cível, com 15.018. Em segundo foi o Núcleo de Processamento dos Juizados Especiais, encerrando 11.023 casos e em terceiro, o Criminal, com 3.006.

 

 

O arquivamento de forma rápida representa aumento na produtividade e menor tempo de tramitação do feito. Com isso, espera-se aprimorar o desempenho da Justiça perante a sociedade e também no prêmio de Qualidade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no eixo produtividade, nos critérios de redução da taxa de congestionamento líquida, no tempo médio de duração dos processos.

O superintendente da Central de Processamento, desembargador Elcio Mendes, ressaltou que os resultados demonstram o compromisso das pessoas envolvidas na unidade, com a prestação jurisdicional célere e eficiente. “Agradeço a equipe da Cepre. A Central de Processamentos Eletrônico avança em cada resultado positivo sobre sua produtividade”.

O juiz de Direito Gustavo Sirena, coordenador da Cepre, reconhece a importância da unidade para gerar rapidez na resolução das demandas sociais. “A Cepre trouxe como vantagem tirar do juiz, em parte, a gestão do cartório, bem como contribuiu para uma melhor eficiência, haja vista que os processos têm sido cumpridos pela Cepre, no Estado, com maior celeridade, inclusive igualando o tempo em todas as comarcas”.

Emanuelly Falqueto | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.