Novas instalações do Laboratório de Práticas e Inovações Sustentáveis são entregues pela Presidência do TJAC

Com mesas de cadeiras reformadas a partir a política de sustentabilidade, a mudança busca aperfeiçoar o ambiente que serve para o desenvolvimento de soluções criativas que impulsionem a eficiência e eficácia dos serviços jurisdicionais

Colado na parede um adesivo apresentado vários símbolos da área tecnológica e impresso a palavra “criatividade” anuncia a missão do Laboratório de Práticas e Inovações Sustentáveis (Lapis), que foi reinstalado na manhã desta segunda-feira, 10, pela Presidência do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), no prédio da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ditec).

O ambiente ganhou mesa e cadeiras reformadas, seguindo o critério de reaproveitamento da política judiciária de sustentabilidade, e ainda é equipado para realizar videoconferências. Tudo estruturado para auxiliar no objetivo principal do setor, que funciona como fábrica de ideias e iniciativas para melhoria dos serviços jurisdicionais, focando no desenvolvimento social e sustentável.

Conforme esclareceu a desembargadora-presidente do TJAC, Regina Ferrari, a mudança representa um marco significativo na busca contínua por soluções inovadoras, para impulsionar a eficiência e eficácia do sistema jurídico.

“A reinstalação do Lapis trará uma série de benefícios tanto para a comunidade jurídica quanto para a sociedade em geral. Este é um espaço para o desenvolvimento de ideias e projetos inovadores, permitindo que profissionais do Judiciário colaborem e compartilhem conhecimentos em um ambiente estimulante. Isso resulta em um maior intercâmbio de ideias e no surgimento de soluções mais criativas e eficazes para os problemas enfrentados atualmente”, disse Ferrari.

Além da presidente do Tribunal, o ato da entrega simbólica da nova sala do Lapis teve a participação da desembargadora Denise Bonfim, dos juízes auxiliares da Presidência, Giordane Dourado e Zenice Cardozo, servidores e servidoras da Justiça acreana, que atuam nos órgãos administrativos e que poderão contribuir com o Lapis.

A desembargadora Denise Bonfim parabenizou a atual Presidência por continuar com a iniciativa implantada anteriormente. “Isso daqui é maravilhoso, parabéns pelo trabalho. Essa inovação é para que possamos continuar sendo vanguarda na prestação jurisdicional. Hoje aumentamos esse espaço para termos mais ideias e melhorarmos, para sermos um Poder Judiciário mais célere e eficiente”.

Ambiente para criar

A instalação desses ambientes próprios para criação de soluções criativas, são fruto da política de inovação instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com a Resolução n.°395/2021.

Os laboratórios são lugares de promoção da sustentabilidade social, ambiental e econômica, assim como, pretendem desenvolver medidas para aplicar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Tribunal acreano implantou e inaugurou o Lapis em agosto de 2022 em um espaço projetado para reunir várias equipes. Mas, agora o ambiente será aberto para os setores internos e também outros órgãos que desejem atuar conjuntamente.

Texto Emanuelly Falqueto / Fotos Elisson Magalhães | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.