Monitores que atenderão no Ponto de Inclusão Digital na Cidade do Povo recebem treinamento

Para ampliar o acesso aos atendimentos online do Judiciário e de instituições parceiras, será instalado o Ponto de Inclusão Digital (PID-Jus), na Escola de Gastronomia, de forma piloto, e o serviço contará com dois monitores para auxiliar a população no uso do equipamento e navegação pelos sites

Balcão Virtual, consulta de processos usando e-Saj, como montar um computador, esses foram alguns dos assuntos tratados com os dois estudantes, Alessandro Menezes da Silva e Weverton Oliveira da Silva, durante a formação ocorrida nesta quinta-feira, 22 no Tribunal de Justiça do Acre (TJAC). Os jovens serão os primeiros monitores do Ponto de Inclusão Digital do Judiciário do Acre (PID-Jus) que será instalado como projeto piloto, na Escola de Gastronomia, na Cidade do Povo.

Alessandro e Weverton são estudantes da Escola Estadual Raimunda da Silva Pará e ficarão dando apoio técnico e auxiliando as pessoas que procurarem o PID-Jus para serem atendidas pelo Judiciário e instituições que compõem o sistema de justiça.

O Ponto de Inclusão digital é uma iniciativa Presidência do TJAC com intuito de ampliar e facilitar o acesso das pessoas aos serviços jurisdicionais online. A proposta é ter espaço específicos dentro das escolas públicas, com estrutura para as cidadãs e os cidadãos utilizarem computadores com internet e solicitarem atendimentos.

Ao buscar PID-Jus, a pessoa poderá dialogar com equipe das unidades do Judiciário por meio do Balcão Virtual, mas, também é possível ter acesso a outros serviços, por exemplo, a consulta processual pela internet. Além disso serão disponibilizados atendimentos virtuais das seguintes instituições parceiras: o Tribunal do Trabalho da 14ª Região (TRT 14), o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC), Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Defensoria Pública do Acre (DPE/AC) e o Governo do Estado do Acre.

Treinamento

Os alunos do ensino médio foram indicados pela própria escola da comunidade e passam por capacitação para terem noções básicas de atendimento ao público, sobre o Sistema de Automação da Justiça (Saj), serviços e aplicativos dos órgãos públicos, e também irão conhecer as instituições.

Conforme está previsto no projeto do PID-jus, os monitores serão remunerados com uma bolsa no valor de 50% do salário mínimo. Os jovens iniciaram a formação na Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ditec) do TJAC. Mas, terão treinamento com outros órgãos que participam do leque de serviços do PID-Jus.

Para Alessandro o Ponto de Inclusão Digital representa acesso para pessoas que moram mais afastadas das sedes dos órgãos públicos e, às vezes, só precisam tirar dúvidas rápidas ou não tem condições de gastar com transporte. “Isso é uma ajuda para nossa comunidade. A pessoa não vai precisar perder tempo para ir até aqui e receber uma notícia, assim, vai facilitar muito o acesso das pessoas ao Tribunal de Justiça”.

Emanuelly Falqueto | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.