Ministra Rosa Weber recebe a maior honraria do Judiciário acreano

Emocionada, a presidente do STF e do CNJ disse que ao decidir visitar a Amazônia, conhecer Cruzeiro do Sul foi uma oportunidade maravilhosa, e está  honrada e feliz com a homenagem

“Essa homenagem vem direto ao meu coração que eu estou extremamente honrada e feliz por estar aqui e agradecida a todos”, com essas palavras, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Rosa Weber expressou seu agradecimento ao receber nesta terça-feira, 21, a maior honraria do Poder Judiciário do Acre, a Ordem do Mérito Judiciário, no grau Grã Cruz.

A honraria entregue pela desembargadora Regina Ferrari, que é presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e está governadora em exercício do Estado do Acre, acompanhada do vice-presidente, que exerce neste momento a função de presidente em exercício, desembargador Luis Camolez, foi realizada no Centro Cultural do Juruá, prédio público mais antigo do estado, que começou a ser construído em 1904, após a assinatura da Ata de Fundação da cidade de Cruzeiro do Sul, e concluído em 1909.

O dispositivo também teve a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargador Francisco Djalma, do diretor da Escola do Judiciário (Esjud), desembargador Elcio Mendes, e do ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho.

 

 

O salão lotou com a presença de servidoras e servidores do Poder Judiciário que atuam em Cruzeiro do Sul, bem como as magistradas e magistrados Erik Farhat, Carolina Alvares Bragança, Adamarcia Machado Nascimento, Flávio Mariano Mundim e Guilherme Fraga, do TJAC. Além disso, participaram do momento o juiz auxiliar da presidência do TRT-14, Augusto Carigé e o juiz da Vara Federal de Cruzeiro do Sul, Cláudio Gabriel.

Ainda estavam entre os integrantes da comitiva da ministra a desembargadora Carmen Gonzalez, Profº Marco Luchesi, o juiz auxiliar da presidência do CNJ, Luís Geraldo Lanfredi, juízes Gabriel Silveira Matos e Jônatas dos Santos Andrade.

Antes de iniciar o momento da homenagem, a ministra foi agraciada com uma performance dos alunos e músicos do Conservatório Musical do Juruá, que também apresentaram o Hino Acreano.

 

Reconhecimento na carreira

Na abertura da solenidade, o presidente em exercício, desembargador Luis Camolez disse ser uma grande honra ao Poder Judiciário do Acre receber a visita da ministra em Cruzeiro do Sul, que é cercada de riquezas naturais, e cheia de história e luta de um povo aguerrido. “E é aqui, nesta terra, que o Poder Judiciário do Acre tem a honra de conceder a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário à Vossa Excelência, presidente Rosa Weber”.

“Uma oportunidade única, honrada e merecida em homenagear alguém que tem sido um exemplo notável de dedicação e compromisso com a justiça em todo o país. Sua trajetória na magistratura é marcada por uma atuação sempre pautada pela ética, pela independência e pelo compromisso com a Constituição e com os valores democráticos”, disse ainda o presidente em exercício.

 


Emoção e agradecimento

Com o semblante sorridente e os olhos marejados, a ministra Rosa Weber não escondeu a emoção pela forma como foi acolhida e por tudo que vivenciou em sua agenda no Estado do Amazonas e do Acre, especificamente, em Cruzeiro do Sul, se permitindo, inclusive, fazer um relato de sua infância.

 “Em função desta escolha que eu fiz de visitar a Amazônia, houve essa oportunidade maravilhosa de visitar Cruzeiro do Sul. E a constelação de Cruzeiro do Sul é a que eu mais gosto. Eu então lá no Rio Grande do Sul, criança, na instância do meu avô. Imagine há quanto tempo, só de magistratura eu tenho 47 anos, eu olhava o céu sempre e procurava o Cruzeiro do Sul. E agora eu aqui, com 74 anos, me deparo em Cruzeiro do Sul recebendo esta homenagem juntamente com todos vocês. Como eu acho que não há casualidade na vida, eu realmente estou me sentindo no auge da minha emoção. E essa homenagem vem direito ao meu coração, que eu estou extremamente honrada e feliz por estar aqui e agradecida a todos”.

Compromisso com a democracia

Finalizando a solenidade, a governadora em exercício, desembargadora Regina Ferrari, ressaltou em seu discurso a referência que a ministra Rosa Weber representa no Judiciário brasileiro.  “A Vossa Excelência é uma das figuras mais respeitadas do Poder Judiciário brasileiro, por toda sua trajetória, que é marcada pela dedicação à justiça, pela defesa dos direitos fundamentais e pela busca constante pela garantia da igualdade e da liberdade”.

A desembargadora Regina Ferrari recordou ainda de momentos emblemáticos na história do país, em que a ministra Rosa Weber atuou com firmeza e compromisso com a democracia.

“A ministra é reconhecida por sua atuação como presidente do Tribunal Superior Eleitoral, onde conduziu com excelência e serenidade a eleição mais complexa da história do país, garantindo a lisura e a transmissão do processo eleitoral. E outro momento foi em janeiro deste ano, em que mais uma vez a senhora se manteve firme na defesa dos direitos fundamentais, pela garantia da igualdade, da liberdade, da efetivação, manutenção e defesa do estado democrático de direito”, finalizou.

Ao final da solenidade, a ministra Rosa Weber foi presenteada com uma caixa de marchetaria do artista acreano Maqueson Pereira, e afirmou que a lembrança ganhará um espaço no gabinete da presidência do Supremo Tribunal Federal. E mais uma vez, a ministra prestigiou os músicos do Conservatório Musical do Juruá em uma canção de encerramento, cantada pelo aluno Arthur Marçal, o qual, emocionada, fez questão de abraçar e agradecer pela apresentação.

Em seguida, antes de se dirigir para o aeroporto para seu retorno à Brasília, a presidente do STF e CNJ, acompanhada de sua comitiva, visitou a instalações do Tribunal Regional do Trabalho da 14.ª Região (TRT-14) em Cruzeiro do Sul e a Cidade da Justiça de Cruzeiro do Sul.

 

Texto: Andréa Zílio / Fotos: Elisson Magalhães | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.