Passarela na Cidade da Justiça de Rio Branco é entregue pela administração do TJAC

Obra foi entregue nesta quarta-feira, 1° de fevereiro, atendendo a demanda social, apresentada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AC). A passarela garante acessibilidade e liga a entrada da Cidade da Justiça de Rio Branco aos prédios dos Juizados Especiais e o Fórum Criminal

Pisar na lama, chegar às audiências suado ou molhado pela chuva, dificuldades de subir utilizando a cadeira de rodas. Essas eram algumas das reclamações relatadas pelas pessoas que se dirigiam a Cidade da Justiça de Rio Branco, seja para trabalhar ou buscar atendimento. Mas, agora, com a entrega da passarela pela gestão do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), essas necessidades foram solucionadas.

A passarela inicia na rotatória, logo após a guarita da entrada e tem passagem tanto para o Fórum Criminal, quanto para os Juizados Especiais Cíveis. A obra possui 170 metros, em formato de “T”, com pavimento em concreto, cobertura em estrutura metálica, largura da calçada de 2,50 metros, totalizando 425 metros quadrados cobertos e, especialmente, seguindo os parâmetros de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

 

A melhoria das condições para o público externo e interno, além de promover acessibilidade para pessoas com dificuldades de locomoção, foi a principal preocupação da desembargadora-presidente do TJAC, Waldirene Cordeiro, com a construção, que também marca o encerramento da sua gestão à frente do Tribunal. 

“Essa passarela dá mais conforto aos usuários contra o impacto do sol e também da chuva. A passarela é sinal do acolhimento para as pessoas que vem à Cidade da Justiça. Eu, o desembargador Roberto Barros e Elcio Mendes estamos extremamente felizes por entregar essa obra, porque nesse período de chuva vai nos ajudar e ampliar o acesso à Justiça”, comentou a presidente. 

As obras iniciaram em dezembro de 2022 e foi uma demanda social apresentada ao Judiciário pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC). Para o presidente da associação, advogado Rodrigo Aiache, esse momento representa muito para a advocacia.

“A passarela foi um pleito também da OAB, atendido pelo tribunal. Só tenho a parabenizar a gestão do TJ na pessoa da desembargadora Waldirene Cordeiro por dar mais dignidade a toda pessoa que chega aqui na Cidade da Justiça”. 

 

 

Inauguração

Na solenidade que inaugurou a obra, na manhã desta quarta-feira, 1° de fevereiro, o vice-presidente do TJAC, desembargador Roberto Barros falou sobre o trabalho executado pela gestão e destacou a importância da construção para melhorar o trajeto realizado por quem procura Justiça.

“A entrega da passarela representa o acolhimento do Judiciário a todo jurisdicionado, aos advogados e advogadas para que tenham tanto na chegada quanto na saída da Cidade da Justiça uma melhor condição de acesso”, disse Barros. 

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Elcio Mendes, reforçou que com humildade a atual gestão atendeu um anseio da população que era necessário. “Hoje é um reflexo de tudo isso. A passarela para atender a comunidade necessitada, a comunidade mais carente, no anseio sempre de proteger a  nossa sociedade”, ressaltou Mendes.

Também prestigiaram o evento de lançamento da passarela, construída em somente 55 dias, as seguintes autoridades: o corregedor-geral da Justiça Elcio Mendes, o desembargador Samoel Evangelista, a desembargadora Regina Ferrari, os juízes-auxiliares da Presidência e da Corregedoria-Geral da Justiça, Leandro Leri Gross, Andréa Brito e Lois Arruda. Ainda estavam presentes a juíza de Direto Zenice Cardozo, diretora do Foro da Comarca de Rio Branco, assim como, representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), servidores e servidoras da Cidade da Justiça, a equipe de diretores e diretoras, além da equipe responsável pela obra. 

Acesso à Justiça

A juíza de Direito Zenice Cardozo, diretora do Foro da Comarca de Rio Branco, apontou que um dos maiores benefícios da obra é atender a população, aumentando o acesso à Justiça. “Nós tínhamos uma grande preocupação com o acesso, que tinha um problema de acessibilidade grande, quer pelo calor, mas, principalmente, pela chuva. Às vezes as pessoas vinham lá da guarita até chegar aos prédios sem uma proteção de chuva. Então, a passarela é necessária para melhorar o acesso das pessoas. Essa cobertura é um grande passo. Nós ficamos chateados de ver as pessoas tramitando na chuva. Eu vejo que a obra era muito esperada e nós queríamos e agora temos essa melhoria no acesso tanto para o servidor, quanto para o jurisdicionado”, ressaltou Cardozo. 

Para o servidor do Judiciário Fredson Pinheiro, pedagogo e integrante da equipe técnica do Centro de Justiça Restaurativa do Acre, a passarela demonstra compromisso da Justiça com atendimento humanizado. Fredson que no início de fevereiro completa 12 anos de serviços prestados ao Judiciário disse: “a construção da passarela, sem dúvida trará benefícios tanto aos servidores quanto aos jurisdicionado, já que favorece o deslocamento entre os fóruns dos Juizados Especiais e o Criminal protegidos do sol e da chuva, trazendo assim, um atendimento mais humanizado aos que precisam dos serviços do judiciário estadual”.

A colaboradora, que há oito anos presta serviço para o Judiciário, Sueli Sizini de Lima, falou como a passarela vai facilitar na execução de seu trabalho. “Quando não tinha passarela nós saímos e já vínhamos debaixo de chuva e a gente dava a volta por trás e agora não. Agora, a gente sobe aqui, tem a rampa, é ótimo. Ajudou muito”. 

 

 

Antes e depois

O mestre do obras Francisco Elson da Silva e Silva, 51 anos, que foi à Cidade da Justiça cedinho acompanhar o filho em uma audiência, revelou que sofreu um acidente de trabalho há 16 anos e por isso usa muleta para andar. Elson passou pela guarita na entrada comentando que estava feliz em ver a passarela com cobertura e acessibilidade. 

“Infelizmente tempos atrás aqui era muito complicado, desde nossa entrada até a saída o sistema era sol e chuva. Hoje eu fiquei admirado quando eu vim aqui e achei lindo porque tem a rampa para deficiente físico e a cobertura do sol e da chuva. A passarela pega os dois lados jurídico, tanto da esquerda quando da direito e fora aqui que estão fazendo um jardim, estou vendo e gostando  do excelente serviço feito. E agradeço muito, não tem nem como, acho que todos vão agradecer esse serviço lindo”, elogiou Elson. 

O produtor rural José Ferreira dos Santos, 50 anos, morador do Belo Jardim III também agradeceu pela obra e reconheceu que vai facilitar a vida do cidadão. “Vai ajudar muito no dia de chuva, de sol, principalmente, que aqui vem muita gente idosa, né? Vai ajudar muito é um investimento muito legal e bonito também, muito bonito mesmo, tão de parabéns”. 

 

Emanuelly Falqueto | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.