TJAC retoma Expressinho para estimular conciliação entre consumidores e Energisa

Serviço funcionará no prédio dos Juizados Especiais e é uma forma de consumidores dialogarem com empresa para tentarem resolver problemas antes de ajuizarem ações

Corte de energia elétrica, pagamento de fatura da luz atrasada, são exemplos de situações que levam pessoas e concessionária de energia elétrica a procurarem à Justiça. No Centro Judiciário de Solução de Conflitos da Comarca de Rio Branco (Cejusc), a empresa responsável por prestar esse serviço é uma das com mais demandas judiciais. Como forma de estimular a conciliação e a resolução desses tipos de problemas de forma mais rápida, a Administração do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) reativou, nessa segunda-feira, 22, o Expressinho, no Juizados Especiais, na Cidade da Justiça.

O Expressinho é uma ação para minimizar os problemas com a concessionária de energia elétrica. O Judiciário forneceu um espaço no prédio dos Juizados Especiais, na capital, para que representantes da empresa conversem com consumidores que procuram o Judiciário e verifique a viabilidade de firmar um acordo, evitando o processo judicial e dando encaminhamento ao problema de forma mais rápida e direta.

O ato solene que marcou o retorno desse trabalho ocorreu no gabinete da presidente do TJAC, desembargadora Waldirene Cordeiro, com a participação do corregedor-geral da Justiça, Elcio Mendes e dos juízes de Direito Leandro Leri Gross (auxiliar da Presidência), Lois Arruda (auxilar da Corregedoria) e Alex Oivane, do Cejusc. Também estavam presentes o diretor técnico da Energisa no Acre, Ricardo Alexandre Xavier, o gerente jurídico da empresa Augusto Felipe de Andrade, assim como, servidoras do Judiciário e da concessionária.

Conciliação

A desembargadora-presidente do Tribunal lembrou que a solução de conflitos pela conciliação gera agilidade e equilibra as necessidades dos envolvidos. “Essa é mais uma facilidade que o Poder Judiciário do Acre propicia aos seus usuários, aos seus jurisdicionados no intuito de fazer a conciliação. Essa é a nossa busca, resolver o conflito. Quando você traz as duas partes envolvidas para conversarem e dali sai um acordo, é sempre o melhor resultado antes de qualquer judicialização”.

Para o diretor técnico da Energisa a ação representa uma oportunidade de conversar diretamente com os clientes para tentar sanar conflitos. “É um grande privilégio podermos estar aqui junto a parceria do Tribunal de Justiça e também poder atender nossos clientes, oferecendo processo de acordo, resoluções mais rápidas e simples de qualquer problema que possa haver. A empresa está sempre buscando junto aos seus clientes resolver e evitar os problemas e o Expressinho com esse apoio do Tribunal de Justiça é importante nesse nosso objetivo”, disse o diretor técnico da Energisa.

Emanuelly Falqueto | Comunicação TJAC

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