Balcão Virtual atende cidadãos por chat

Ferramentas tecnológicas permitem acesso ao atendimento do TJAC pelo computador, celular ou tablet

O Balcão Virtual é o canal de atendimento on-line do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC). O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h. A conexão é fácil, basta acessar: clique aqui!

A interação ocorre por meio de videoconferência de modo similar ao atendimento presencial, ou seja, é um atendimento personalizado, que preserva a intimidade das partes e o sigilo dos advogados. Não é preciso agendamento prévio.

A juíza Zenice Cardozo, diretora do foro, explica que o foco é prestar informações, logo não se trata de uma consultoria jurídica. “Os canais de atendimento que foram implementados durante a pandemia para o cidadão continuam sendo possíveis de ser acessados: quer seja no WhatsApp, quer no telefone ou ainda no Balcão Virtual. No Balcão Virtual, cada unidade tem um link no site do tribunal, basta clicar ali e vai fazer uma chamada de vídeo”.

O Balcão Virtual foi normatizado pelo Conselho Nacional de Justiça pela Resolução n° 372/2021, no dia 12 de fevereiro de 2021. No TJAC, ele foi implantado por meio da Portaria n° 648/2021 e está ativo desde o dia 1º de março de 2021.

 

Como abrir um processo

Já quem precisa da Justiça para registrar sua reclamação, o caminho é a Petição Cidadão. Na internet, é só acessar: clique aqui!

Como o registro da reclamação é realizado por meio do preenchimento de um formulário eletrônico, esse serviço fica disponível 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

“É importante que as pessoas usem esses canais, porque eles simplificam os procedimentos e evitam o deslocamento. Todos esses serviços são facilidades para o acesso ao Poder Judiciário acreano”, destacou Zenice.

Miriane Teles | Comunicação TJAC