Poder Judiciário do Acre fortalece Rede de Proteção à Mulher no interior do estado

Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul receberam a visita da coordenadora estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar 

Em 2017, o Acre teve uma taxa de homicídios contra as mulheres de 8,3 para cada 100 mil mulheres, segundo dados do Atlas da Violência de 2019. Com objetivo de mudar essa realidade, a Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário realiza diversas ações, entre elas, o fortalecimento da Rede Estadual de Proteção à Mulher nos municípios do Acre.

Por isso, durante a 14ª Semana Justiça pela Paz em Casa, a desembargadora Eva Evangelista, que coordena a Rede de Proteção no âmbito do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), visitou as cidades de Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul, juntamente com agentes públicos, para promover, ampliar e fortalecer o combate à violência doméstica.

A magistrada destacou ser necessário um esforço conjunto para erradicar essa violência: “a interiorização é imprescindível para o fortalecimento, prevenção e combate a violência doméstica, com a reunião de todos aqueles do Sistema de Justiça e de todos que são responsáveis por políticas públicas. Somente assim poderemos, finalmente, reduzir os altos índices de violência doméstica e familiar”, comentou.

No decorrer da atividade foram feitas palestras, rodas de conversa e o compartilhamento dos anseios que cada participante das reuniões tem para mudar esta situação alarmante. Além disso, representantes da Secretária de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres (SEASDHM) acompanharam a decana da Corte de Justiça nas visitas.

Na ocasião, a desembargadora também passou nas salas de espera das comarcas, onde as partes aguardavam suas audiências. Para a magistrada é com ampliação da Rede de Proteção e atenção a cada caso que será possível diminuir essa violência e promover a cultura da paz, “temos uma missão de prevenir enfrentar e combater a violência doméstica contra a mulher no Acre”, concluiu.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.