TJAC reforça divulgação de campanhas voltadas à proteção de crianças e adolescentes

As ações vão ao encontro da responsabilidade social do Poder Judiciário Acreano.

Em alusão ao mês das Crianças, o Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude, reforça a divulgação das campanhas “Família Acolhedora”, “Projeto Padrinhos” e “Compartilhe amor. Adote!”, ressaltando a importância da família na proteção às crianças.

Segundo a desembargadora Regina Ferrari, que está à frente da coordenadoria, a ação vai ao encontro da responsabilidade social do Poder Judiciário Acreano que, inclusive, assinou o Pacto Nacional pela Primeira Infância na Região Norte.

Família Acolhedora

O programa prevê que uma família ou indivíduos, sem restrição de gênero, raça, orientação sexual, crença ou estado civil, que são habilitadas ou acompanhadas pelo serviço de acolhimento familiar, acolham a criança ou o adolescente afastado da convivência com seus pais ou responsáveis em sua residência, até que eles sejam reinseridos em sua família ou devidamente adotados.

Projeto Padrinhos

Promove a aproximação entre quem quer ajudar e quem precisa ser ajudado, proporcionando relação direta entre padrinho e a criança ou adolescente que estão em instituições de acolhimento, para a construção desses laços afetivos, além de apoio material, profissional e financeiro.

Compartilhe amor. Adote!

A adoção é o procedimento legal pelo qual alguém assume como filho, de modo definitivo e irrevogável, uma criança ou adolescente nascido de outra pessoa. É um processo que envolve afeto e responsabilidade, tanto daquele que será adotado, quanto dos pais adotivos.

Dados no Brasil e no Acre

Existem cerca de 47 mil crianças e adolescentes em situação de acolhimento no Brasil, segundo dados do Cadastro Nacional de Adoção (CNA) e do Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Acolhidos (CNCA).

Somente em Rio Branco, existem 53 pessoas cadastradas aptas a adotar, e no estado 103. São cerca de 100 crianças hoje em abrigos em todo o Acre.

Informações: Se você quer saber mais sobre os programas “Compartilhe amor. Adote!”, “Família acolhedora” ou “Projeto Padrinhos”, pode ligar no telefone (68) 3223-6768 ou procurar a Vara da Infância e Juventude, no Fórum de sua cidade.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.