Atermação, ADA, Projeto Cidadão, Saúde Mental, Humanize IA e Plantando o Futuro foram as boas práticas apresentadas ao público
Seis projetos desenvolvidos pelo Poder Judiciário do Acre foram apresentados durante a Feira Cultural do 57º Fórum Nacional dos Juizados Especiais (Fonaje), evento que reúne magistrados, servidores, operadores do Direito e representantes do sistema de Justiça de todas as regiões do país. As iniciativas acreanas chamaram a atenção do público pela união entre inovação tecnológica, atendimento humanizado e compromisso social.
Entre os projetos apresentados estiveram o IAtermação, ADA, Projeto Cidadão, Saúde Mental, Humanize IA e Plantando o Futuro. Essas ações refletem o investimento do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) em soluções que buscam modernizar os serviços judiciários, ampliar o acesso da população à Justiça e garantir maior eficiência no atendimento ao jurisdicionado.
Grande parte das iniciativas utiliza recursos tecnológicos e ferramentas de inteligência artificial para otimizar procedimentos internos, reduzir demandas e proporcionar maior agilidade na prestação jurisdicional. Os projetos também demonstram como a tecnologia pode ser utilizada de forma estratégica para aproximar o cidadão do Judiciário e facilitar o acesso aos serviços oferecidos pela instituição.





Mesmo com o avanço tecnológico, os projetos apresentados pelo TJAC mantêm como prioridade o atendimento humanizado. As iniciativas valorizam a atuação de servidores, magistrados e colaboradores, entendendo que a tecnologia funciona como ferramenta de apoio, sem substituir o contato humano e a sensibilidade necessária no atendimento ao público.
A servidora do Poder Judiciário acreano Maria Enilda, que esteva na apresentação sobre o Portal de Acolhimento, que é a porta de entrada da justiça, enfatizou sobre o IAtermação. “É nada mais do que o serviço de atermação, mas que conta com a nossa Assistente Virtual Ampliada (ADA), combinando profissionais especializados do Direito. É uma transformação inédita, impulsionada pela inovação”, contou.
Além de tornar um serviço duplamente valioso, o projeto IAtermação aprimora o fluxo processual para as audiências de instrução, garantindo a organização e a precisão necessárias para maior qualificação das demandas perante o Poder Judiciário.





Durante a programação da feira, participantes de diversos estados conheceram de perto as experiências desenvolvidas no Acre, trocaram informações com as equipes responsáveis pelos projetos e puderam compreender como as boas práticas podem contribuir para o fortalecimento do sistema de Justiça em todo o país.
Os participantes de Santa Catarina, juízes de Direito Raul Bertoni e Eduardo Veiga foram um dos visitantes do estande do TJAC. Ficaram encantados com os projetos apresentados pelas equipes. Para eles, o que mais chamou a atenção foi o Projeto Cidadão em razão das edições indígenas e deslocamento, onde as equipes muitas vezes enfrentam horas de barco ou avião bimotor.
Eles parabenizaram pelas organizações dos projetos e comprometimento do Poder Judiciário do Acre para com os jurisdicionados.
O TJAC, por meio do Centro Cultural, ainda apresentou exposição fotográfica “História dos Juizados Especiais no Acre Lei e Justiça para todos e todas” e do Projeto Cidadão.
Conheça mais sobre os projetos apresentados clicando aqui.


Fotos: Elisson Magalhães/Secom TJAC