Programa Saber sem Fronteiras chega às Comarcas de Senador Guiomard e Capixaba

Iniciativa tem ampliado alcance pelo Estado, levando capacitações, conhecimento e as melhores atividades educacionais

Idealizado pela Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud), o Programa Saber sem Fronteiras chegou às Comarcas de Senador Guiomard e Capixaba. O objetivo da ação inédita é levar capacitações, conhecimento e as melhores atividades educacionais a todo o Estado.

Com módulos presenciais e em EaD, a iniciativa tem o apoio da Corregedoria-Geral da Justiça (Coger), sendo promovida na terça-feira (30), nessa quarta-feira (31) e nesta quinta-feira (1º de junho). Os desembargadores Elcio Mendes, diretor do Órgão de Ensino, e Samoel Evangelista, à frente da Coger, estiveram na Comarca para o lançamento. Assim como os gerentes da Escola, Breno Nascimento (Planejamento), Thaumaturgo Neto (Administração do Ensino), e Graiciane Bonfim (Avaliação), Julio Gomes, que também atua na Escola, além servidoras e servidores locais.

Elcio Mendes assinalou que o corregedor-geral “tem visão de futuro”, pois sempre despontou em diversas frentes, como na área de tecnologia, participando diretamente da modernização do Judiciário Acreano, quando presidiu a instituição.

“Viemos aqui com uma manifestar todo apoio, colaboração. Também para falar sobre saúde, bem-estar, da família, adoção, violência doméstica, etc. Vocês têm papel fundamental, a fim de alcançarmos os melhores resultados”, completou.

Juiz de Direito titular da Vara Criminal de Senador Guiomard, Romário Divino frisou que as palavras são de agradecimento. “Percebe-se que é de vanguarda, o Acre sai na frente, com grande capacidade de implementação”, concluiu.

Os conteúdos

A formação teve a participação do servidor Julio Gomes e da psicóloga Josy Costa. O profissional apresentou as principais ferramentas relativas às rotinas, como o Corporativo (Sistema de Controle de Acesso), o BNMP e a Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br). Conforme o servidor, a agenda não é necessária apenas para fins de cumprimento de normas e regulamentações do TJAC ou mesmo do CNJ, mas os sistemas têm de fazer parte das estratégias de gestão e jurisdição, para fins de atualização e celeridade no andamento processual. Após sua explanação, o formador ouviu as(os) servidoras(es) e sanou diversas dúvidas atinentes à correta utilização dos sistemas e ferramentas.

“A participação foi bastante interativa, e minha avaliação é positiva. Passei a mensagem relacionada aos cuidados com a saúde mental, de uma forma que compreendessem o quanto o tema é importante para uma qualidade de vida melhor, além dos impactos na rotina do trabalho. Pudemos ainda chamar a atenção sobre concentração, produtividade e desempenho”, analisou a psicóloga Josy Costa, que atua na Gerência de Qualidade de Vida.

Capixaba – abertura

Nessa quarta-feira (31) foi a vez da Comarca de Capixaba receber a novidade educacional. O desembargador Elcio Mendes fez questão de prestigiar o evento, assim como o desembargador Samoel Evangelista.

“Trazemos aqui uma mensagem de acolhimento e valorização para todos vocês. Mas também de atenção e cuidado com as práticas do dia a dia, para que possamos prestar um bom serviço à sociedade. Fazer com os outros como gostaríamos que fizessem conosco; e isso vai desde o fornecimento de uma informação, esclarecimento de dúvidas, atendimento à população, e cumprimento eficiente das atividades laborais”, apontou.

O “Saber sem Fronteiras” aproxima a Esjud dos profissionais da Justiça, conhecendo a sua realidade, identificando necessidades e propiciando capacitações essenciais para a evolução de suas atividades diárias.

“Esta iniciativa precisa ser espalhada para outros estados do Brasil, uma vez que favorece a qualidade e a efetividade”, ressaltou Samoel Evangelista.

Juiz de Direito substituto, recém-chegado ao Acre, Bruno Perrota considerou-se feliz pelo fato de a Escola estar presente na Comarca. “Dessa forma, podemos perceber os erros e vislumbrar as soluções, algo que eu sentia falta em minha função anterior, na Polícia Rodoviária”, afirmou.

 

As temáticas

Os trabalhos tiveram a participação das servidoras Ana Cunha e Val Amorim, que versaram a respeito da Acessibilidade e Sustentabilidade, respectivamente.

“A sociedade precisa ser uma rede de apoio. E o Tribunal de Justiça do Acre faz parte dessa rede.  É preciso incluir todas as pessoas. Sair da caridade, como na frase ‘eu cuido da pessoa com deficiência’, não é isso. Mas sim ser apoio para desenvolver a autonomia”, explicou Ana Cunha, gerente de Acervos do Tribunal.

Além dos conteúdos presenciais, são disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Escola videoaulas gravadas especificamente para o “Sem Fronteiras”. São 20 horas de formação, que valorizam as(os) serventuárias(os) da Justiça e, ainda, serão validadas para a Gratificação por Alcance de Resultados (GAR) e requerimento do adicional de capacitação.   

“O programa tem levado a discussão de temas extremamente importantes não só para o Poder Judiciário, mas também para a comunidade local. A ação tem sido inovadora e projeta a instituição para uma realidade à frente de seu tempo. Parabenizo o desembargador Elcio Mendes pela iniciativa”, declarou Val Amorim.

As profissionais também estiveram em Senador Guiomard nesta quinta-feira (1º). Já o fisioterapeuta Rafahel Muniz abordou em Capixaba questões relativas ao cuidado com a mente e o corpo, incluindo a postura, além de propor uma sessão de ginástica laboral.

Marcos Alexandre/ESJUD | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.