Reeducandos do semiaberto são contemplados com materiais de barbearia comprados com recursos de penas pecuniárias

A educação profissional foi adotada como solução para o rompimento de barreiras socioeconômicas desse público

No último sábado, 17, foi realizada a entrega de kits de corte de cabelo para reeducandos de Rio Branco no Via Verde Shopping. O material tem o intuito de apoiar a ressocialização, oferecendo oportunidades de renda para os egressos do sistema carcerário.

A doação dos kits é um desdobramento do projeto “Oportunizando Um Novo Amanhã Através da Barbearia”, criado pelo Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen). A iniciativa foi uma das 17 selecionadas no edital da Vara de Execução Penal e Medidas Alternativas (Vepma), por isso recebeu o repasse de recursos de penas pecuniárias, que foram transformados em ferramentas de trabalho.

Já a capacitação teve o apoio de empresas públicas e privadas, isto é, por meio da parceria com a Energisa e o Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (IEPTEC). 

 

Foto de seis presos do semiaberto que receberam kits de barbeiro. Logo atras deles estão os servidores do Iapen, policiais penais, a juíza Andrea Brito e o promotor de justiça Tales Tranin

 

A juíza Andrea Brito enfatizou a importância da relação entre a Justiça Criminal e Justiça Social, tendo em vista que esse tipo de ação está alinhada com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável n° 16, proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

Proporcionar o acesso à justiça e construir instituições mais inclusivas torna-se real quando se promove e faz cumprir leis e políticas não discriminatórias, como nesse exemplo, em que estão sendo alcançados homens que estão no semiaberto e carregam consigo o estigma de terem cometido um crime. O trabalho é um caminho de dignidade para reduzir as vulnerabilidades.

Também estiveram presentes no evento o juiz Robson Aleixo, representando o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) e o promotor de Justiça Tales Tranin.

 

Miriane Teles | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.