TJAC participa de inauguração do Observatório de Violência de Gênero do Ministério Público do Acre

Iniciativa que busca produzir dados, informações e conteúdo para subsidiar estratégias e ações de combate à violência, foi lançada na quarta-feira, 9, com a participação das desembargadoras Waldirene Cordeiro, em exercício no governo do Estado, e Denise Bonfim

Mulheres e homens integrantes do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) participaram do lançamento do Observatório de Violência de Gênero (OBSGÊNERO) do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), nesta quarta-feira, 9.

A missão do Observatório é defender o direito que mulheres têm de viver, com produção de dados, desenvolvimento de ferramentas de monitoramento para subsidiar estratégias e ações de combate esse tipo de violência que atinge todas as mulheres. Dessa forma, espera-se compreender o fenômeno da violência de gênero de maneira mais profunda para lidar com o problema de forma mais resolutiva.

Além da desembargadora Waldirene Cordeiro, que está como governadora em exercício do Estado, também participaram do momento a desembargadora Denise Bonfim e as juízas de Direito Shirlei Hage, titular da Vara de Proteção a Mulher da Comarca de Rio Branco e Andréa Brito, auxiliar da Presidência do TJAC, assim como, o juiz de Direito Edinaldo Muniz, titular da Vara de Registros Públicos, Órfãos e Sucessões e de Cartas Precatórias Cíveis da Comarca de Rio Branco.

Visita de cortesia

Após participarem do evento, as desembargadoras do Judiciário Acreano realizaram visita de cortesia procurador-geral do MPAC, Danilo Lovisaro, e ao corregedor nacional do Ministério Público (CNMP), o conselheiro Osvaldo D’Albuquerque.

No encontro o corregedor nacional do MP, que trabalhou no Parquet acreano antes de tornar-se conselheiro nacional do Ministério Público, elogiou a atuação das magistradas na condução do Poder Judiciário Acreano. A desembargadora Denise foi presidente do TJ no biênio 2017-2019 e a desembargadora Waldirene assumiu a Presidência em fevereiro de 2021 e encerra em 2023.

“Nós do Ministério Público temos com o Poder Judiciário uma parceria institucional muito grande, realizamos inúmeras ações desde sempre com excelentes resultados para a população. O Poder Judiciário nos inspirou a criar o MP na Comunidade, com o Projeto Cidadão. Tivemos parcerias na época da alagação. E eu quero parabenizar vossas excelências pelos trabalhos realizados”, disse o conselheiro.

Emanuelly FAlqueto | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.