TJAC firma parceria com o IFAC para área de tecnologia e cursos profissionalizantes

A princípio, será realizada a ação de extensão, pela Coordenação de Arte, Cultura e Cidadania intitulada Clube do Fuxico, que será desenvolvida no âmbito do Projeto Arte de Ser, criado pela atender adolescentes que se encontram em vulnerabilidade social.

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude, assinou Acordo de Cooperação Técnica, nesta quarta-feira, 18, com o Instituto Federal do Acre (IFAC), para realização de cursos, oficinas e palestras voltadas para a área de arte, cultura e cidadania.

O ato de assinatura, que ocorreu no gabinete da Presidência do TJAC, teve a participação da desembargadora-presidente Waldirene Cordeiro, da coordenadora da Infância e Juventude do TJAC; desembargadora Regina Ferrari; do juiz-auxiliar da Presidência, Leandro Gross, além dos diretores Raquel Cunha (DIJUD/DITEC) e Raimundo Angelim (DIGES), e do IFAC, a reitora Rosana Cavalcante e o diretor-geral do Campus Rio Branco, Paulo Roberto.

 

Com o termo, o IFAC se comprometeu a ofertar cursos, oficinas e palestras a serem ministradas para os jovens nas casas de acolhimento Dra Maria Tapajós e Sol Nascente. A princípio, será realizada a ação de extensão, pela Coordenação de Arte, Cultura e Cidadania intitulada Clube do Fuxico, que será desenvolvida no âmbito do Projeto Arte de Ser, criado pela atender adolescentes que se encontram em vulnerabilidade social.

A desembargadora-presidente Waldirene Cordeiro agradeceu a disponibilidade do IFAC e enfatizou que as atividades serão de grande valia aos adolescentes nas casas de acolhimento.

Das obrigações do IFAC, estão a ofertas dos cursos, acompanhamento das ações desenvolvidas no âmbito do acordo de cooperação e a certificação. Das obrigações do Poder Judiciário acreano, ficaram as de selecionar e inscrever o público alvo das ações, fornecimento de material necessário e disponibilização de espaço físico para a realização das atividades.

A coordenadora da Infância e da Juventude, desembargadora Regina Ferrari, destacou algumas ações que já são realizadas pela coordenadoria e que a parceria vem para somar nas qualificações dos jovens.

Metodologia

O fuxico, que é uma técnica artística e cultural desenvolvida ao longo dos tempos, vem ganhando papel de destaque entre os amantes da arte. A referida técnica consiste no reaproveitamento de retalhos de tecido. A partir dessa técnica de alinhar retalhos, os mesmos podem ser agrupados formando tapetes, bolsas, capas para bebedouros entre outros, proporcionando aos jovens trilhar pelo viés do empreendedorismo.

Na oportunidade, a reitora do IFAC Rosana Cavalcante, ressaltou que a atividade tem feito a diferença na vida de muitas pessoas empreendedoras. Ela também apresentou as iniciativas de boas-práticas implementadas pelo instituto.

Além dessa ação, o IFAC poderá ofertar outras ações.

Na mesma agenda, foi assinado ainda Acordo de Cooperação Técnica para estabelecer uma cooperação entre o TJAC e IFAC, visando o desenvolvimento de recursos humanos, institucional e acréscimo tecnológico, como também atividades de ensino, pesquisa e extensão dos alunos do Curso Técnico Integrado do Ensino Médio em Informática para Internet, tais como aprimoramento de sistemas e ferramentas ou, ainda, o desenvolvimento de novos softwares.

Ana Paula Batalha da Silva | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.