O encontro foi marcado por uma palestra com a historiadora do judiciário, Ana Lúcia e a visita dos estudantes no gabinete do presidente
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) recebeu na quarta-feira, 30, estudantes do curso de bacharelado em Direito da Faculdade Estácio Fameta. O encontro aconteceu no Plenário do TJAC com o objetivo de conhecer um pouco sobre a história da instituição.
A historiadora e servidora do TJAC, Ana Lúcia Cunha, conduziu uma palestra que narrou a trajetória do tribunal desde sua primeira sede, o Palácio da Justiça, inaugurado em 15 de junho de 1963, um ano após a promulgação da lei que criou o Estado do Acre. Em sua apresentação, a servidora destacou os desafios enfrentados pelos magistrados da época, contrastando com a realidade atual marcada pela digitalização dos processos.





A servidora também contou um pouco do seu relato pessoal sobre como chegou a trabalhar no judiciário e desejou sucesso aos futuros juristas.
“Na minha época de 2º grau, a maioria dos meus colegas fez vestibular para faculdade de Direito, mas eu escolhi fazer história, o atual presidente do Tribunal foi meu colega de turma e hoje eu falo para ele que foi importante eu ter escolhido essa área, afinal precisava-se de alguém que contasse a história deles, por isso eu desejo muito sucesso a vocês futuros juristas, que estarão atuando como advogados, juízes e desembargadores em nosso estado”, disse.
Helcimkia Albuquerque, coordenadora do curso de Direito da Estácio Unimeta, ressaltou o objetivo e a relevância de proporcionar essa experiência aos alunos. “A finalidade da visita é aproximar o aluno da prática jurídica propriamente dita, fazer com que ele conheça os espaços em que ele vai atuar como futuro profissional. Então é sair da sala de aula, sair da teoria e vivenciar um pouco da prática para que ele esteja familiarizado com o ambiente em que ele vai conviver após a faculdade”, declarou.
O estudante Kelvisson Duarte, 24 anos, que cursa o último ano de Direito, compartilhou suas impressões sobre a visita e suas expectativas para o futuro com a finalização do curso.
“É uma experiência única, conhecer um pouco da história do tribunal, como funciona cada parte, as pessoas que trabalham por aqui, é muito importante para nossa faculdade, para núcleo de prática jurídica, como também para nós, minhas expectativas com a finalização do curso é ser aprovado rápido na prova da OAB e poder está aqui trabalhando”, disse.
Simon Rodrigues, também no último período do curso, expressou sua satisfação em conhecer a instituição.
“Pra mim é muito gratificante pelo fato de que eu não havia conhecido esse local ainda. É a primeira vez que eu venho e está me passando bastante aprendizado com as palestras que estão sendo oferecidas para gente”, conta.
Visita ao gabinete do presidente
Após a palestra, os estudantes tiveram a oportunidade de visitar o gabinete da presidência, onde foram recebidos pelo presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargador Laudivon Nogueira. O presidente compartilhou informações sobre o trabalho realizado na instituição e sua trajetória até assumir a presidência neste ano de 2025.




