Presidente do TJAC entrega reforma do Fórum da Comarca de Senador Guiomard

A modernização e reforma dos prédios do Poder Judiciário do Acre têm sido uma das prioridades da atual gestão do TJAC para garantir um ambiente adequado e funcional para atendimento aos cidadãos

O Fórum Ananias Gadelha Filho, na Comarca de Senador Guiomard, distante 25 quilômetros da capital Rio Branco, foi totalmente reformado e, nesta quinta-feira, 11, após quatro meses de obras, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, fez a entrega do prédio com instalações acessíveis, modernas e sustentáveis à comunidade guiomaense.

A modernização e reforma dos prédios do Poder Judiciário do Acre têm sido uma das prioridades da atual gestão do TJAC para garantir um ambiente adequado e funcional para atendimento aos cidadãos, além de promover a eficiência operacional e refletir o compromisso da Administração com a prestação de serviços de qualidade à população e também o bem-estar do público interno.

 

Em seu pronunciamento, a desembargadora-presidente destacou a importância da obra para oferecer condições dignas de trabalho a magistradas, magistrados, servidoras, servidores e demais profissionais do sistema de justiça, além de garantir uma prestação jurisdicional de qualidade.

“Para muitos entregamos hoje um prédio, uma obra física, o que, claro, é verdadeiro. Mas penso que se trata de algo maior. Em primeiro lugar porque não se trata de qualquer prédio dessa cidade, mas da sede da Justiça, ou seja, aqui vem da pessoa mais simplória ao doutor em busca de soluções para suas demandas judiciais. Em segundo lugar, porque marca um daqueles raros momentos em que se encontram o passado, o presente e o futuro”, disse a presidente.

Principais características da reforma

Com recursos próprios, a reforma do prédio teve o valor de R$403.316,68 e contou com substituição das telhas de cobertura; pintura; sala de acolhimento; adequação de parte da instalação elétrica e de cabeamento estruturado; rampa de acessibilidade, identidade visual, ampliação da sala do Tribunal do Júri; a Central de Processamento Eletrônico (CEPRE) entre outros.

Logo na entrada, no Balcão de Informações, foi criado um espaço com quadros da memória mostrando a linha do tempo de fatos marcantes da comarca, onde o visitante pode conhecer um pouco mais da criação da justiça acreana.

“O fórum teve uma transformação maravilhosa”, diz moradora

Maria Madalena Vasco de Souza, 47 anos, foi uma das visitantes a prestigiar a entrega da reforma do prédio. Moradora de Senador Guiomard, ela estava acompanhando o primo que passaria por audiência ainda nesta quinta-feira.

“O prédio está lindo. O fórum teve uma transformação maravilhosa. Está amplo, impactante, perfeito. É muito importante contar um pouco da história. Estávamos precisando disso”, disse.

 

Presenças

O evento foi bastante prestigiado pelas autoridades. Estiveram presentes o corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista; o desembargador Nonato Maia; o diretor  do Foro da Comarca de Senador Guiomard, juiz de Direito Romário Divino; o juiz de Direito da Vara Cível, Afonso Braña; a procuradora-geral do Estado, Janete Melo, que representou o Governo do Estado; o vice-prefeito Ney Militão; o procurador de Justiça de Senador Guiomard, Rodrigo Fontoura, representando o Ministério Público do Acre; o advogado Dauter Maciel, representando a OAB/AC; o defensor público Eufrásio Moraes, representando a DPE/AC; o vice-presidente da Confederação Nacional dos Notários e Registradores do Brasil e delegatário do Cartório de Senador Giomard, Ricardo Martins; o secretário de Obras, Italo Lopes, entre outros.

O diretor do Foro da Comarca de Senador Guiomard, juiz de Direito Romário Divino, disse que o momento é de agradecimento. “Esse toque na justiça acreana é que faz a diferença. A entrega dessa reforma é um avanço e estamos muito felizes”, ressaltou.

A procuradora-geral do Estado, Janete Melo, que representou o Governo do Estado, falou da importância do relacionamento institucional. “A parceria entre os poderes é de extrema importância, pois permite que diferentes organizações trabalhem juntas em prol de um objetivo comum”, salientou.

O vice-prefeito de Senador Guiomard, Ney Militão parabenizou o TJAC pelo serviço relevante feito no município. “Aqui todos somos bem acolhidos. O Poder Judiciário valoriza e compreende todos os usuários”, enfatizou.

O evento também contou com homenagem ao desembargador Ananias Gadelha (in memoriam), que leva o nome do fórum, representado pela família.

Texto: Ana Paula Batalha/ Fotos: Elisson Magalhães | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.