TJAC participa de segundo encontro transfronteiriço para combater a criminalidade

Realizado em Puerto Maldonado, nos dias 20 e 21, pelo Ministério Público República del Perú, o encontro reuniu representantes do Sistema de Justiça dos três países para debater sobre o crime organizado

Tráfico de pessoas, drogas e contrabando foram alguns dos assuntos discutidos durante o 2º Encontro Transfronteiriço para Combater a Criminalidade no Peru, Brasil e Bolívia. Realizado em Puerto Maldonado, nos dias 20 e 21, pelo Ministério Público República del Perú, o encontro reuniu representantes do Sistema de Justiça dos três países para debater sobre o crime organizado.

Pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) participaram do evento representando a presidente, desembargadora Regina Ferrari, a titular da Coordenadoria da Infância e Juventude, desembargadora Waldirene Cordeiro, o diretor da Escola do Poder Judiciário, desembargador Elcio Mendes, o juiz-auxiliar da Presidência, Giordane Dourado; e o juiz da Vara Criminal da Comarca de Brasiléia, Cloves Lodi.

A presidente do TJAC, Regina Ferrari, reconhece a importância do evento. “Lutar contra a criminalidade é uma tarefa que transcende fronteiras, e esse segundo encontro é um exemplo brilhante de cooperação internacional em prol da Justiça. Nossa missão é promover a paz e a segurança em nossa região, e esta iniciativa nos mostra que, unidos, somos mais fortes para enfrentar os desafios. Juntos, contribuímos na construção de um futuro mais seguro e justo para todos os nossos cidadãos.”

Na ocasião, o juiz-auxiliar da Presidência fez uma apresentação sobre a cooperação judicial na fronteira Brasil-Bolívia-Peru e a desembargadora Waldirene Cordeiro destacou a importância do diálogo entre as instituições. 

“Nesse encontro buscamos estabelecer formas eficazes de cooperação e estratégias conjuntas para lidar com os desafios relacionados a esses temas. O Brasil faz fronteira, pelo Acre, com Bolívia e Peru, e as fronteiras são uma das prioridades para o sistema de justiça porque é a partir delas que são gerados diversos delitos. Mas esperamos que nesse encontro fortes parcerias sejam firmadas em prol da segurança da nossa comunidade. Estamos todo emanados pelo mesmo propósito”, disse Cordeiro.

Ana Paula Batalha | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.