Servidores do TJAC participam de capacitação sobre visão humanística na gestão e planejamento

Atividade faz parte do programa “Saber Sem Fronteiras” que leva qualidade e eficiência dos serviços oferecidos aos cidadãos, proporcionando uma Justiça mais ágil e acessível

Nesta semana em que se comemora o Dia do Servidor Público, servidoras e servidores do Poder Judiciário do Acre foram agraciados, nesta terça-feira, 24, com a oportunidade de aperfeiçoamento ao participarem do curso “Gestão e Planejamento – Uma Visão Humanística”.

Realizado pelo Escola do Poder Judiciário (Esjud), a atividade marcou a abertura do segundo módulo do programa “Saber Sem Fronteiras”, que leva conhecimento e as melhores práticas educacionais a todas as regiões do Estado do Acre. Foram inscritos 

O anfitrião do evento, diretor da Esjud, desembargador Elcio Mendes, apresentou um prévio balanço de 2023 do órgão informando que foram 200 ações ultrapassadas neste ano; mais de 4 mil certificados expedidos e 1.400 em andamento; 63 editais; 9 cursos aprovados pela escola superior de formação, além de 1 mestrado em curso.

“Todos juntos formamos um Poder Judiciário mais forte. Esse evento, em especial, designa a gestão futura do nosso Poder Judiciário. Agradeço a atual administração do TJAC e a anterior também por todo o apoio à escola”, disse.

Em seu pronunciamento, a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, usou a frase do norte-americano Arthur Ashe, “comece onde você está, use o que você tem e faça o que você pode”, destacando que a melhor gestão é a do conhecimento e a que mais produz frutos.  

“Muito se investiu na Esjud. É necessário alinharmos a motivação para um bom trabalho e produto compartilhado. Não há como conseguir resultados, caso não haja um bom planejamento. Estamos todos reunidos aqui para melhoria do nosso serviço, do nosso conhecimento e quem ganha é o jurisdicionado. Líderes humanizados se esforçam para criar uma experiência positiva para todos”, destacou.

Participaram da abertura da atividade, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, a desembargadora Waldirene Cordeiro e o desembargador Roberto Barros.

Capacitação

Com o propósito principal de contribuir diretamente para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das competências, habilidades e atitudes dos profissionais que atuam na Justiça Estadual, o programa “Saber Sem Fronteiras” leva qualidade e eficiência dos serviços oferecidos aos cidadãos, proporcionando uma Justiça mais ágil e acessível.

O coordenador científico da Esjud, juiz de Direito Anastácio de Menezes ministrou sobre o tema de gestão humanizada onde pontuou sobre a importância dos parâmetros, métricas e alcance das métricas enfatizando que todo o processo de gestão humanizada não é quantitativo, mas qualitativo.

“Atualmente a gestão alcançou um índice muito grande dentro do Poder Judiciário, no sentido que a ferramenta que temos e dispomos para o melhoramento. Cada vez os recursos para a concepção de nossas atividades estão mais escassos, a demanda aumenta, e o que temos é a gestão como ferramenta para aumenta nossa produtividade. O que temos de fazer hoje é melhorar a produtividade através da gestão”, disse.

A aula de abertura contou também com os facilitadores Evandro Teixeira, diretor de Gestão Estratégica (Diges) e Solange Chalub (DRVJU), Diretora Regional do Vale do Juruá, que ressaltou que participar do Saber Sem Fronteiras, no segundo módulo de planejamento e gestão em uma visão humanística, constitui-se em desafio para a gestão pública que está precisando desenvolver lideranças com foco em competências mais de gestão e humanas, dentre as quais destacamos a humanização na gestão e o empreendedorismo na gestão. 

“Humanizar a gestão significa atender bem o nosso jurisdicionado e atender bem o nosso servidor, pautando todas a partisse administrativas nos nossos valores jurisdicionais. Além disso, empreender significa sair da zona de conforto na organização, propondo alternativas, melhorias de processos, saindo da rotina no sentido de dar um salto em qualidade, em produtividade, em resultados voltados para uma governança mais efetiva”, ressaltou a diretora. 

Ana Paula Batalha/Foto: Emanuelly Falqueto | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.